Facilitando backups com o Microsoft SyncToy

Synctoy
Manter os dados atualizados em um backup é algo fundamental para qualquer usuário. Uma ferramenta Powertoy gratuita da Microsoft pode ajudar na administração dessa tarefa. O SyncToy 2.1 está disponível em versões 32b e x64, ambas sob licença freeware.
Com o SyncToy o usuário pode equalizar conteúdo entre pastas diversas, comparando e sincronizando os arquivos entre dois PCs, entre um PC e um servidor (e vice-versa), entre um PC/Servidor e um Pendrive e, inclusive, entre um PC/Servidor e um dispositivo NAS.
A maneira de uso é simples. Ao executar o aplicativo o usuário selecionará as pastas de origem (esquerda) e as pastas de destino (direita).
O segundo passo é escolher entre 3 opções de sincronização, sendo:


Synchronize - Nessa opção os arquivos são comparados entre as pastas de destino e origem e serão sincronizados com a versão mais nova do arquivo. Por exemplo: Se houver um documento mais recente no PC, esse sobrescreverá o documento do pendrive. Se houver uma foto mais recente no pendrive, em sentido inverso, essa sobrescreverá a foto no PC. Informações sobre arquivos deletados e/ou renomeados também são sincronizadas entre as pastas de destino e origem.


Echo - Nessa opção os arquivos são comparados e atualizados da esquerda para a direita, ou seja, não haverá sincronização no caminho inverso. Informações sobre arquivos deletados e/ou renomeados também serão sincronizadas, da pasta de origem para a pasta de destino.


Contribute - Nessa opção a ação segue o modelo Echo, onde os arquivos da pasta de origem sobrescreverão seus correspondentes na pasta de destino, porém, arquivos que foram deletados na pasta de origem NÃO serão deletados na pasta de destino. 
Open Files: O SyncToy permite cópia de arquivos abertos.
Tarefas Agendadas: O SyncToy pode ser programado para processo automatizado, basta agendar a tarefa para determinados dias e horários. Acesse: Painel de Controle, Tarefas Agendadas, Adicionar uma nova Tarefa.


Download do SyncToy 2.1 (Microsoft)


Visite Sinco.net

Um comentário:

  1. Certa vez ouvi: "Quando os profissionais de TI se preocuparem com backup da mesma maneira como se preocupam com a troca de óleo de seus carros, tudo estará a salvo!"
    Não deixa de ser verdade. Existem diversas soluções - sejam manuais ou automatizadas - mas, na hora que o backup se faz necessário, muitas empresas tem a amarga surpresa de estarem com uma cópia inválida de suas informações.

    []´s

    ResponderExcluir