Brasil ultrapassa Japão e agora é terceiro maior mercado de PCs do mundo

Cougar Point
Segundo o relatório "Brazil Quarterly PC Tracker" realizado pela IDC Brasil, foram comercializados 3,86 milhões de PCs no segundo trimestre de 2011. Após fechar o primeiro trimestre de 2011 com 3,6milhões de PCs comercializados, chega a vez do Brasil ultrapassar o Japão e assumir a posição de terceiro maior mercado de PCs do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos (ocupando segundo e primeiro lugares, respectivamente).

Apesar do mercado brasileiro de PCs estar vivendo uma euforia por consumo de tecnologia (vale lembrar que o país fechou 2010 com 13,7 milhões de unidades comercializadas, ocupando a quarta posição mundial) é importante destacar que o mercado japonês foi severamente contraído após os terremotos, tsunamis e problemas nucleares ocorridos a partir de março, impactando diretamente no consumo da população e das empresas nesse segundo semestre.
Todavia, como as previsões de recuperação do mercado japonês não apontam para um cenário positivo a curto prazo e, somando-se a isso o apertar de cintos causado pela recessão mundial, não é arriscado prever que o Brasil defenda esse terceiro lugar pelos próximos dois trimestres de 2011.
Servidores e Infraestrutura...
Apesar do volume de vendas de servidores apresentar uma rampa de crescimento semelhante, é incontestável que a relação entre o número de servidores e PCs no país é muito abaixo das médias encontradas em países desenvolvidos.
Em países com TI arrojada a relação entre servidores e PCs chega a ser 5 vezes acima da média brasileira.
Em mercados tecnologicamente maduros as empresas estão melhor estruturadas e, por isso, acabam por absorver o consumo local e, em muitos casos, expandir suas operações para além de sua geografia. Um exemplo que imediatamente salta à lembrança é o mercado de hospedagem e, mais recentemente, a expansão dos serviços de nuvem da Amazon em terras brasileiras.
Ainda há muito o que crescer...
Como o horizonte do consumo nacional de PCs é promissor, é fácil enxergar um vigoroso mercado de servidores e infraestrutura para os próximos anos.
Desde os segmentos de datacenter e computação em nuvem até - e senão principalmente - o segmento de serviços, responsável por suprir toda a retomada das fatias de mercado que foram perdidas nas últimas décadas.


Que venha o crescimento!


Matérias ilustrativas:
Brasil ultrapassa Japão em venda de PCs
Brasil passa a ser o terceiro maior mercado de PCs no mundo
Brasil se torna 3º maior mercado em vendas de PCs no 2º trimestre
Brasil passa Japão em vendas de computadores e se torna 3º maior mercado


Atualização: Em 23 de agosto a IDC publicou novo estudo onde a China ultrapassa o volume americano de PCs, ocupando, portanto, a primeira posição do ranking. Segundo o estudo, foram comercializados 18,5 milhões de PCs na China, contra 17,7 milhões de unidades nos EUA.
http://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS22997711

Visite Sinco.net

2 comentários:

  1. Que crescimento? O governo oferecendo adsl de 1gb por 30 reais! O país que é o mais atrasado e com custo mais elevado de serviços de telefonia e conexão em banda larga do MUNDO!
    Ligação de celular para celular custa em média 1 real o minuto! Cadê a anatel para fiscalizar isso? funciona?

    ResponderExcluir
  2. A falta de investimento em infraestrutura é a discussão que provocamos em nossa análise.
    O crescimento do mercado é indiscutível. A cada trimestre o volume de PCs consumidos no país só aumenta!
    O que nos falta são investimentos em infra. Não só por parte do governo e agências reguladoras, como também (e principalmente) por parte da iniciativa privada. Onde há problemas, há oportunidades.
    A expansão do acesso à internet não demanda infraestrutura apenas em TI e Telco. Temos o exemplo do e-Commerce, que demanda infra de logística e pós-venda (serviços, assistência técnica, etc).

    Abraços;
    Equipe SINCO.net

    ResponderExcluir