A importância de memórias ECC em servidores

Memórias Kingston
Para demonstrar a importância de módulos de memória com suporte a ECC (Error-correcting code) a Intel® modificou um módulo de memória ECC, adaptando um botão que interromperia o tráfego de dados, permitindo que um erro ocorresse a cada vez que o botão fosse acionado.

No vídeo abaixo o teste é realizado com a mesma configuração (placa-mãe, fonte, disco e a memória modificada), alterando apenas o processador. Ora com um processador da linha Core (o qual NÃO suporta ECC), ora com um processador Xeon (o qual suporta ECC).
Na demonstração é perceptível a importância de memórias ECC em servidores, mantendo o servidor em operação, mesmo diante de diversas falhas de memória!



Link para o Teste ECC: http://youtu.be/kyXOsEaC8-4
Link para o vídeo do Google sobre dados: http://youtu.be/1SCZzgfdTBo
Dica: Não bastam memórias com ECC para um servidor suportar ECC

 

3 comentários:

  1. Muito explicativo. Parabéns pelo trabalho realizado!

    ResponderExcluir
  2. Quem usa memórias kingston Hiperx em Servidores rondando com um clock bem abaixo do especificado pela memória não precisa se preoculpar com ECC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A opção de usar memórias HyperX com clock reduzido assegura bastante estabilidade, principalmente em Desktops que farão o papel de servidor (ambientes pequenos se comportam muito bem dessa maneira).

      Entretanto, em placas de servidores REAIS (como as linhas http://Sinco.net/E5 e http://Sinco.net/E3 ), o chipset exige memórias com ECC; não permitindo que a máquina ligue com memórias sem ECC.

      Na postagem abaixo explicamos os 3 fatores determinantes para que a função ECC seja plena:
      http://www.blog.sinco.net/2014/04/servidor-memoria-ecc.html

      Obrigado pela visita e pelos comentários;

      []´s Equipe Sinco.net

      Excluir