10.4 milhões de PCs no Brasil já tem mais de 4 anos de uso

9% dos PCs brasileiros tem mais de 4 anos

A Intel divulgou os resultados de um estudo encomendado sobre o perfil do parque de equipamentos brasileiros e, dos 118 milhões de PCs em uso no país, uma fatia de 10,4 milhões já têm mais de 4 anos de uso.


Esses equipamentos estão distribuídos em todos os ambientes possíveis, desde usuários domésticos, passando por pequenas, médias e grandes empresas, toda a esfera estatal, instituições de ensino e pesquisa e, finalmente, chegando ao setor financeiro.


A fatia corresponde a 9% de todo parque instalado rodando no país, uma parcela aceitável e condizente com a evolução do poder de compra do brasileiro, uma vez que os maiores índices de adoção ocorreram em um passado recente.

A questão é vista como uma oportunidade de renovação para fornecedores de software, hardware e serviços, mas alguns riscos precisam ser analisados com maior profundidade, pois... Nossos velhinhos sofrem mais que outros!

Os riscos que envolvem esse parque de 10,4 milhões de equipamentos são maiores em nosso ecossistema que em países mais desenvolvidos, uma vez que:

A adoção de um plano de manutenção tem baixa penetração em nossos usuários e empresas:
A parcela de equipamentos cobertos por um plano de manutenção frequente é baixa na cultura brasileira. Distintamente de países desenvolvidos, é corriqueiro que um equipamento chegue ao fim do seu ciclo de vida sem ter recebido sequer uma limpeza interna.
Esses equipamentos estão expostos a poeira, salinidade, ressecamentos etc.

Temperaturas mais hostis em zona tropical:
Muitos equipamentos operam fora de ambientes refrigerados. Esse excesso de temperatura provoca a fadiga prematura de diversos componentes, em especial fontes e discos rígidos.
Ao longo do ciclo de vida esses equipamentos já enfrentaram quatro verões de 40º!
Quando temperaturas elevadas são associadas à falta de manutenção periódica é frequente que sejam encontrados dissipadores recobertos por uma manta de poeira, anulando a troca térmica para o qual foram desenvolvidos. Além disso, não são raros os casos onde ventoinhas chegam a parar em virtude do entupimento por acúmulo de sujeira e corrosão!

Manutenção preventiva

A atualização de softwares é restrita a poucos usuários:
O cenário de pirataria no Brasil tem melhorado bastante nos últimos anos, mas a fração de usuários com sistemas operacionais piratas ainda é muito elevada. Esses usuários não recebem e cumprem as atualizações de segurança de seus softwares e, por isso, seus equipamentos estão mais expostos a vírus e falhas.

Energia de péssima qualidade:
A energia que chega nas tomadas brasileiras oscila severamente. Uma enorme parcela dos equipamentos está recebendo alimentação sem qualquer tipo de filtragem prévia; seja por condicionadores e/ou no-breaks. Os ruídos entregues pela rede elétrica sacrificam todos os componentes internos dos PCs.

Fontes de alimentação pouco confiáveis:
Atualmente os fabricantes com foco em PCs de baixo custo têm buscado fontes mais confiáveis para embarcarem em seus PCs, entretanto, quando avaliados equipamentos com mais idade, é frequente que o usuário encontre fontes de alimentação de projeto deprimente e baixa qualidade de componentes internos.
A combinação de energia de péssima qualidade com uma fonte pouco confiável acaba sendo a bomba-relógio mais constante em equipamentos antigos.

A solução...
Empresas de todos os portes, profissionais liberais, estatais e instituições de ensino devem planejar um período de amortização e, sobretudo, um ciclo para retorno do investimento.
Eleger equipamentos mais robustos, confiáveis e eficientes pode justificar um investimento maior, uma vez que os ganhos com desempenho e produtividade amortizariam o incremento de valor na decisão de compra.
A redução de custos obtida com a eficiência de consumo e a redução nos "tempos de parada" (seja esses programados, ou não) também inclinam a tomada de decisão em favor de equipamentos de melhor qualidade e construção.

Saber a hora de parar...
Para os usuários que ainda pretendam alongar o ciclo de vida de seus equipamentos é importante que mantenham uma rotina vigorosa de backup. Ao menos, no caso de uma "surpresa prevista", suas informações estarão íntegras para que sejam ressuscitadas em uma nova máquina!
Visite Sinco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário