Os pombos fotógrafos de Julius Neubronner

Os pombos fotógrafos de Julius Neubronner

Quão inovadores são nossos drones atuais?

Em dezembro de 1908, Julius Neubronner, um alemão nascido em 1852, teve deferida a patente de seu invento: a fotografia aérea por pombos, sob o titulo de "Método e Meios para tirar fotografias de paisagens de cima".

Um colete de alumínio com tiras de tecido permitia que um pombo voasse carregando uma câmera miniaturizada (pesando entre 30g e 75g), dotada de um temporizador. Logo após a decolagem o timer iniciava disparos intervalados e, quando a ave retornasse ao pombal, bastaria revelar o filme e contar com a sorte de boas fotos!

Vindo de uma notória família de boticários alemães, Neubronner já entregava medicamentos urgentes (com até até 75 gramas) utilizando o mesmo método. Será que a Amazon, quando apresentou o Prime Air em 2013, foi tão inovadora assim?

Os pombos fotógrafos de Julius Neubronner

De volta às imagens aéreas
Até então, imagens aéreas dependiam que fossem feitas a partir de uma balão, o que as tornava extremamente caras (recordando que, à época, dispor de um balão era o mesmo que ter um helicóptero de última geração nos dias de hoje).
As tomadas aéreas dos pombos de Neubronner popularizaram o custo das fotografias aéreas, além de terem gerado grande fortuna ao próprio, através da venda de cartões postais.

Os pombos fotógrafos de Julius Neubronner

Cartografia e urbanismo
Agora dispondo de fotografias aéreas em grande volume e baixo custo, pesquisadores cartográficos chegaram a mapas muito mais elaborados e técnicos, o que impactou, não somente na representação de estradas, como no planejamento urbano das cidades (impossível não pensar no atual geoposicionamento e aplicativos como Waze e GoogleMaps sem um mapa extremamente fiel aos leitos de rodagem).

O uso militar
Infelizmente, da mesma forma que uma tecnologia pode avançar benefícios para toda a sociedade, essa também pode ser usada para fins destrutivos.
O reconhecimento de bases inimigas por balões era extremamente arriscada, já que esses eram enormes e, portanto, alvos fáceis. Outra forma adotada era a fotografia por pipas, mas o risco dessa vez era o curto raio de alcance, expondo o operador.
Por sua discrição, os pombos foram amplamente adotados pelos militares.

E como era o voo?
Para conseguir boas fotografias aéreas Neubronner levava seus pombos fotógrafos para um local distante até 100KM do pombal. As aves, interessadas em se aliviarem rapidamente da carga, normalmente voavam de volta em uma rota direta, mantendo uma altura entre 50 e 100 metros, o que lhes evitava os obstáculos urbanos (torres, pontes, estruturas).
Esse voo liso e estável permitia a captação dos cliques ideais!

Os pombos fotógrafos de Julius Neubronner

Os pombos fotógrafos de Julius Neubronner

Os pombos fotógrafos de Julius Neubronner

E assim caminha a humanidade.
Visite Sinco.net

Um comentário:

  1. A roda já foi inventada...hoje criam apenas uma cópia tecnologicamente melhorada.

    ResponderExcluir