CPFL inaugura maior Usina Solar do país

CPFL Usina Solar

Com investindo de R$ 13,8 milhões a CPFL Energia inaugurou a Usina Solar de Tanquinho, maior planta de geração de energia limpa e renovável do país.

A CPFL Renováveis, subsidiária do Grupo CPFL, foi a responsável pela construção do empreendimento e será a responsável pela gestão e operação da usina.

Em uma área de 13.700m2 da Subestação Tanquinho, em Campinas (SP), a geração de energia limpa e renovável emprega diferentes tipos de painéis solares fotovoltaicos, desde as tecnologias tradicionais de silício mono e poli cristalinos (1ª geração) e silício amorfo microcristalino (2ª geração), além de testar novas tecnologias, os chamados "filmes finos", como o telureto de cádmio, o Cobre-Índio-Gálio-Selênio (CIGS), além do silício amorfo microcristalino.

Painéis de "filmes finos" vem sendo testados em países com clima semelhante ao Brasil, pois são mais indicados para localidades onde a temperatura é mais elevada. Além disso, serão testados arranjos de painéis fixos e móveis (tracking, que acompanham o sol), bem como a integração da energia solar com a energia eólica, através da inclusão de um aerogerador de pequeno porte.

“A escolha do local explica-se por vários aspectos técnicos: por ser dentro de uma subestação, dispensa a necessidade de construção de rede de transmissão e, ao mesmo tempo, reduz as perdas.  Além disso,  o terreno onde será feita a implantação é  plano e não haverá  necessidade de realizar supressão da vegetação para instalação dos painéis”, explica Fernando Mano, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia.
“Investimos nessa tecnologia por acreditarmos que projetos de geração de energia com fontes limpas são fundamentais para garantir o suprimento futuro e o crescimento do país”, finaliza Mano.

"A demanda de energia solar ainda é incipiente no Brasil, mas deverá se consolidar nos próximos dois anos", afirma Wilson Ferreira Jr., presidente da CPFL Energia, em nota.

Foto: Divulgação/CPFL
O melhor do Brasil é o Brasileiro

Um comentário:

  1. muito bom...temos que investir cade vez mais em energia renovavel....

    ResponderExcluir