Em 30 de abril a Intel® realizou a edição 2013 do Intel® Intel® Virtual Technology Conference.
Listamos abaixo os principais pontos destacados :
Oportunidade em Datacenters
No passado o Silício (processadores, placa mãe e controladoras) representavam a maior fatia dos investimentos de hardware realizados por Datacenters. Tendências apontam um enorme crescimento nesses investimentos e, com destaque especial, a redução na fatia de participação do silício, restando como fatia maior as oportunidades em discos, SSDs, armazenamento de um modo geral, incrementos de rede, memória etc.
Impacto no segmento corporativo
As tendências chave que vem impactando o segmento corporativo demandam servidores com maior poder de processamento e armazenagem.
A explosão percebida no uso de dispositivos conectados - como smartphones e tablets - derivada de uma onda de consumerização (quando os usuários passam a trazer e usar seus próprios dispositivos no ambiente de trabalho, ou BYOD) traz em sua esteira uma escalada no cenário de ameaças, seja sob o aspecto de infecções por virus, seja pela exposição de informação corporativa.
Além de provocar um aumento no consumo de banda das empresas, o uso de dispositivos particulares sem o controle da empresa sobre os aplicativos instalados pelo usuário sugere um cenário onde as nuvens corporativas deveriam ter "caixas de areia" para rodar as diferentes camadas de aplicações.
O volume de dispositivos conectados aponta uma crescimento de 50x , ampliando a superfície para possíveis ataques corporativos.
A tendência dos 10GbE
Como já havia sido comentado no Intel® Solutions Summit 2013, a demanda por placas de rede trafegando a 10GbE registrava um ritmo de crescimento pouco vigoroso pois envolvia custos de infraestrutura com cabos e portas especiais nos switchs.
Ao apresentar uma solução acessível de placa 10GbE em RJ-45 Cat6 a Intel® abastece o mercado com um produto altamente escalável e vantajoso, reduzindo o número de cabos, portas ocupadas nos switchs e custos de administração.
Com a migração de 10 portas de 1GbE para uma placa com 2 portas 10GbE é perceptível uma redução de até 80% no volume de cabos e portas ocupadas, além de 15% de redução nos custos de infraestrutura, aliado a um incremento de 100% ma largura de banda por servidor.
Segmentos que façam uso intenso de recursos de virtualização já notaram a necessidade de incrementar a largura de banda de rede, uma vez que as máquinas virtuais necessitam de pista para trafegarem.
Outras coberturas em:
Visite: Álbum de fotos do evento 2013
Arquivo: Intel® Solutions Summit 2013
Arquivo: Intel® Solutions Summit 2012
Arquivo: Intel® Solutions Summit 2011
Arquivo: Intel® Datacenter Summit 2009
Arquivo: Intel® Community Summit 2007
Arquivo: Intel® Solutions Summit 2006
Arquivo: Intel® Solutions Summit 2005
Arquivo: Intel® Solutions Summit 2004
Nenhum comentário:
Postar um comentário