A adoção de grandes volumes de RAID vem ocupando cada vez mais espaço nas configurações de servidor e uma das formas mais indicadas de incrementar o desempenho desses sistemas é através da implementação do recurso Intel® Fast Path I/O.
Seja em servidores de Storage, Virtualização ou Cache, a cada dia os arranjos com 16 a 24 discos vêm se tornando uma realidade presente nos mais diversos sistemas e, nessas construções, os servidores são dotados de controladoras Intel® RAID.
As controladoras RS2WG160 (Walnut Grove) e RS2SG244 (Sierra Grande) - com 16 e 24 portas, respectivamente - ofecerem como opcional a chave de ativação AXXRPFKSSD, através da qual habilita-se o recurso Intel® FastPath I/O.
Com o recurso habilitado as controladoras permitem a adição de até 02 (dois) SSDs para atuarem como Cache do Array.
O tamanho máximo desse cache é limitado em 512GB, portanto, as unidades de estado sólido devem ter, no máximo, 256GB cada.
Desempenho
Para ilustrarmos o desempenho obtido com a implementação do recurso de FastPath I/O, elegemos uma configuração de testes baseada nos Servidores Canoe Pass V2 Dual Xeon® E5-2600v2, dotados de 02 processadores Intel® Xeon® E5-2690V2, 32GB de memória RAM e uma controladora Intel® RAID RS2SG244 (Sierra Grande).
Configuramos um volume em RAID nível 5 com 04 Hard Disks Seagate ST3000DM001, perfazendo um total de 9TB.
Através do aplicativo de testes HD Tune Pro 5.50 esse volume obteve uma taxa de transferência média de 352.7MB/s, conforme imagem abaixo:
Sem qualquer perda de dados ou desconstrução do volume, foi adicionada a chave de ativação AXXRPFKSSD e 1 SSD Seagate ST120HM000, de 120GB.
Quando habilitada a função FastPath I/O, nova medição foi realizada.
O mesmo volume obteve uma taxa de transferência média de 410MB/s, conforme imagem abaixo.
Ou seja, um ganho de desempenho de 16% em um volume RAID já otimizado em RAID-5!
Desempenho com mais discos
Usuários de sistemas RAID já conhecem o artifício de adicionar mais discos ao volume para obter maior desempenho de I/O.
Assim sendo, sobre a mesma configuração de testes, adicionamos mais 4 HDs e construímos um volume RAID nível 5 com 08 (oito) Hard Disks Seagate ST3000DM001, perfazendo um total de 21TB.
Esse novo volume, por agregar mais discos, obteve uma taxa de transferência média de 446.8MB/s (imagem abaixo), ou seja, um ganho de desempenho de 26% frente ao volume de 4 HDs (352.7MB/s) e de 9% sobre o volume de 4 HDs, outrora otimizado pelo Fast Path I/O (410MB/s).
Conclusão
O recurso Fast Path I/O é uma opção viável e vantajosa para usuários que já possuam controladoras Intel® RAID Walnut Grove e Sierra Grande.
O recurso pode sem implementado sem comprometer os volumes já criados, portanto, preservando as estruturas de dados já adotadas pelo gestor do servidor.
O recurso permite até 512GB de Cache, portanto, abre um vasto leque de opções para otimização de I/O, conforme o tamanho dos volumes, bem como a finalidade de uso.
Alerta: Como as unidades SSD ocuparão portas da controladora (sendo 1 ou 2) , é imprescindível que o usuário disponha dessas portas livres! Caso o usuário já tenha populado todas as portas de sua controla, então, nesse caso, será necessária a remoção de 1 hard disk e, nesse caso, a recriação dos volumes!
Links úteis:
Controladoras Intel® RAID RS2WG160 (Walnut Grove)
Controladoras Intel® RAID RS2SG244 (Sierra Grande)
Chave de Ativação AXXRPFKSSD - Intel® FastPath IO
Produto muito interessante! Caso eu utilize 2 SSDs em uma Raid com capacidade para 16 discos, poderia ter no máximo 14 discos, correto?
ResponderExcluirExcelente matéria.
Olá Rodrigo, exatamente!
ExcluirO(s) SSD(s) ocuparão 1 ou 2 portas da controladora, subtraindo 1 ou 2 discos da capacidade total.
[]´s Equipe SINCO.net