Ferramenta Gratuita: Netwrix Disk Space Monitor

Netwrix Disk Space Monitor

Em grandes ecossistemas de TI há soluções como o System Center Configuration Manager para monitorar a capacidade livre das unidades de disco. Já em cenários menores, como micro e pequenas, essa tarefa pode se tornar árdua e, muitas vezes, arriscada, uma vez que aplicações críticas podem se tornar indisponíveis devido à falta de espaço em uma unidade de disco

Monitorar o espaço em disco de servidores que rodam banco de dados ou um site web, por exemplo, é imprescindível.
A ferramenta Netwrix Disk Space Monitor acompanha essa informação de uma quantidade ilimitada de servidores, permitindo o envio de relatórios em períodos pré-determinados. Por padrão as notificações ocorrem quando a capacidade livre atinge 10%.
O administrador ainda pode gerar relatórios de forma manual e pontual, clicando em Generate.

Netwrix Disk Space Monitor

Preservando desempenho de I/O:
Acompanhando diversas postagens já publicadas em nosso blog sobre performance de HDs mecânicos, é perceptível que o desempenho começa a ser severamente prejudicado a partir de 60% de ocupação.
Esse resultado vem do fato de que os discos são gravados da borda externa para o centro e, como as trilhas de centro são MENORES, a quantidade de dados lida/gravada a cada rotação é MENOR.
Assim sendo, indicamos fortemente que administradores posicionem seus alertas de ocupação para a marca de 40% livres, uma vez que esse marco determina o ponto a partir do qual o I/O é severamente prejudicado.
Na imagem abaixo é perceptível esse momento (2400/4000):

ST4000DM000 sem RAID

Para obter o Netwrix Disk Space Monitor: www.netwrix.com/disk_space_monitor_freeware.html
Página do Fabricante: http://www.netwrix.com/

Essa foi mais uma dica do parceiro Paulo Santanna: Ferramenta GRATUITA: Netwrix Disk Space Monitor

Leitura sugerida:
HD cheio deixa o servidor lento?
Visite Sinco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário