Banda Larga Móvel chega a 180 milhões no país

Share LTE por operadora - Maio/2015

A tecnologia LTE (adotada na banda larga móvel 4G) vem mantendo um vigoroso crescimento no Brasil. Prova disso são os 11,8 milhões de acessos contabilizados em Maio/2015 (crescimento de 105% em 6 meses).

Com crescimento bem mais modesto (mas ainda crescendo por volta de 1,6% ao mês) vem a tecnologia WCDMA, representando as conexões móveis 3G, com 162 milhões de acessos (crescendo 1,6% ao mês).

Juntas, 3G e 4G cresceram 2,2% entre abril e maio, um aumento líquido de 3,9 milhões de acessos em um mês (2,54 milhões de novos acesso 3G WCDMA e 1,36 milhões em 4G LTE).

Ultrapassando 180 milhões de conexões de banda larga móvel em maio, 3G e 4G, juntos, representam 63,3% do total de conexões de banda larga no país.

SMP: Evolução por tecnologia

Na contra mão do crescimento
É perceptível o crescimento de planos SMP (serviço móvel pessoal), ou seja, 3G e 4G para smartphones mas, na contra mão, nota-se queda no volume de modems e tablets.

Outro segmento que registrou discreta queda foi o de M2M (conexão máquina-a-máquina), fortemente representado por terminais de PDV/POS (ponto de venda), com recuo de 0,6%.

Com M2M representando 8,9 milhões de acessos no país, a queda poderia ser a representação de que meios de pagamento como o PayPal vêm capturando fatia das "maquinhas de cartão de crédito"?
Ainda é cedo para analisar esse reflexo.

Visite Sinco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário