ISPs regionais ultrapassam 2 milhões de conexões em fibra e detém 45% da base FTTH brasileira

ISPs regionais chegam a 2 milhões de conexões em fibra

Em 29 de agosto a Anatel divulgou o balanço com a evolução dos grupos SCM até julho/18 e os pequenos provedores regionais ultrapassaram a marca de 2 milhões de conexões em fibra, o que representa 45,2% de toda a base FTTH do mercado brasileiro.

Em números gerais (somando todas as tecnologias de conexão fixa) o mercado brasileiro de banda larga apresentou 30,545 milhões de acessos no início do segundo semestre, o que reflete um aumento de 9,50% no acumulado do ano.

Segmentando apenas a base de fibra no país o mês de julho fechou com 4,427 milhões de acessos, refletindo um crescimento de 7,14% no mês e 82,98% o acumulado anual.
FTTH é, inegavelmente, a tecnologia que mais cresce no mercado, mas ainda há muito espaço para expansão.

As conexões xDSL continuam representando o maior volume, com 12,789 milhões de acessos, mas vêm perdendo instalações a cada mês.
Em segundo lugar vêm as conexões Cable Modem, com um total de 9,275 milhões de contratos.

Os ISPs regionais ainda não ultrapassaram a Oi como o terceiro maior grupo porém, mantendo-se as tendências atuais, as linhas devem se cruzar entre os meses de setembro ou outubro desse ano.

Corte por velocidade

Corte por Velocidade
Outro indicativo que favorece o cenário atual da banda larga fixa é a segmentação por largura de banda.
Os recortes acima já demonstram que as instalações com 34Mbps ou mais já representam mais que os recortes 512Kbps e 512K~2Mbps somados.

O grande volume de contratos, com 59% de toda base instalada, ainda se consolida nas velocidades entre 2Mbps e 34 Mbps.

Horizonte
O acesso à internet no Brasil continua sendo puxado pelos pequenos provedores, o que fortalece o mercado, expande tecnologia e emprega mão de obra qualificada.
A tendência de crescimento das conexões FTTH é irreversível, já que representam 80% das novas instalações em banda larga.
Visite Sinco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário