Comparar MTBF de marcas diferentes não é uma opção segura

Seagate Storage Solution Provider

Na postagem de hoje tentamos exemplificar com uma situação prática sobre um assunto mal compreendido: o MTBF de discos rígidos.
Tomando como exemplo que um disco rígido padrão de servidores apresenta MTBF de 1.200.000 horas, se dividirmos 1.200.000 por 24 horas chegaremos a 137 anos de ciclo de vida!
Algum HDD dura 137 anos? Certamente não!

Cálculo de MTBF - Fórmula ampla:
O cálculo de MTBF envolve (além de incontáveis variáveis), uma metodologia baseada em estatística.
A indústria de discos rígidos, em geral, adotada uma amostragem de 1.000 peças, portanto, se montarmos um cenário de 1.000 HDs com MTBF de 1.200.000 horas, essas unidades terão uma estatística de 1 falha a cada 1.200 horas (ou seja, a cada 50 dias).

Cálculo de MTBF - Fórmula de dias de uso:
artigo Wikipédia sobre MTBF elucida que o cálculo de MTBF envolve a metodologia baseada em horas até a falha.
Novamente em uma amostragem de 1.000 unidades, mantendo-as em operação até que ocorra uma falha, chegaremos a 50 dias de uso.
50 dias (ou 1.200 horas), aplicados ao volume de 1.000 discos, conduz ao MTBF de 1.200.000 horas.

Em ambos os casos esse ensaio é repetido diversas vezes e o cálculo representará a média.

Seagate Ironwolf

Na prática...
Em um parque de servidores com 1.000 HDs com MTBF de 1,2M horas - ou seja, com uma falha a cada 50 dias - e arbitrando um ciclo de vida de 3 anos (tempo de garantia do fabricante), teremos:

3 anos = 1095 dias de uso
1 falha a cada 50 dias (1.200 horas)
Total : 21,9 HDs falharão ao longo de 3 anos.
Taxa média de falha : 2,2% no ciclo de vida, ou 0,73% por ano.

Porém... Falha não é defeito...
Olhando a simulação acima o usuário pode pensar que o índice de RMA de HDs é de 2,2%.
Os índices de RMA da indústria são bastante abaixo disso e, como demonstramos no exemplo, o acervo de 1.000 discos rígidos apresentou 2,2% de falhas no ciclo de vida, mas não de defeitos.

Falhas podem compreender eventos simples - como a perda do fluxo de gravação de um arquivo - até mesmo eventos críticos - como a quebra mecânica, levando à condenação da unidade.

Critérios proprietários
Infelizmente, para fins de comparação, o cálculo de MTBF não segue uma norma padronizada para toda a indústria de HDs.
Cada fabricante define seus critérios para medição de MTBF e, por isso, algumas marcas (menos criteriosas) apresentam estimativas de MTBF bem mais infladas para seus produtos. Isso gera uma expectativa de confiabilidade bem distinta entre modelos e marcas.

Critérios adotados pela Seagate®
Como trabalhamos exclusivamente com discos rígidos da Seagate®, os critérios de cálculo são padronizados pela fabricante para todas as linhas de produtos e, portanto, são válidos para comparação entre modelos diferentes do fabricante.
Todavia, como outros fabricantes adotam parâmetros distintos, não é válido comparar os valores apresentados para MTBF entre unidades Seagate® e unidades fabricadas por outras marcas.

Visite Sinco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário