O inverno chegou! Um alerta sobre temperatura de servidores

Chegou o Inverno...

Em 21 de junho começa o inverno e, com ele, os meses de baixas temperaturas.

Como já relatamos em postagens passadas, é tradição que não ocorram chamados ao suporte relacionados a temperatura dos servidores durante os meses de frio... E isso é preocupante, pois um servidor não pode alarmar no verão e NÃO alarmar no inverno!
Afinal, se o seu datacenter, CPD ou sala de servidores possui temperatura controlada, essa será sempre a mesma (internamente), seja inverno ou verão.

Não importa se os termômetros de rua estão marcando +45ºC em janeiro ou -3ºC em julho, dentro do datacenter a temperatura será sempre a mesma (variando conforme a possibilidade de cada um, em geral, de +16ºC a +23ºC).

Reforçamos: Se hoje seus servidores estão estáveis e sem alarmes térmicos, no verão eles tem a obrigação de estarem na mesma temperatura! Não importa se é verão.


Inverno ou verão... E a temperatura dos servidores...

Melhorar a refrigeração do Datacenter ou CPD... Esse é o momento... A hora é agora!
Se os seus servidores apresentaram alertas térmicos durante o verão e hoje estão estáveis, esse é um indicativo de que, no verão, seus sistemas de refrigeração não foram suficientemente dimensionados para as necessidades térmicas da(s) sala(s) de servidores.
Aproveite essa época de temperaturas mais baixas para providenciar melhorias nos sistemas de refrigeração do seu datacenter, CPD ou sala de servidores.
Com temperaturas naturalmente mais baixas é bem mais simples desligar alguns sistemas para realizar melhorias, seja a troca de aparelhos, manutenção, desobstrução, recargas, etc.
Até setembro é bem provável que seus servidores continuem com temperatura favorável. Não espere a chegada da primavera para voltar a receber alertas térmicos, nem a chegada do verão para sofrer desligamentos por precaução de limite de temperatura atingida!


Visite Sinco.net

Dica: Ativação do Windows Server® 2025 via prompt de comando

Dica: Ativação do Windows Server® 2025 via prompt de comando

Uma maneira bem dinâmica para ativar o Windows Server® 2025 é via CMD (prompt de comando).

Com a chave original legível (os usuários que adquiriram nossa versão OEM têm essa informação na Nota Fiscal), basta evocar o Prompt de Comando como Administrador (elevado) e executar a linha de comando abaixo, substituindo x-x-x-x-x pela chave de 25 dígitos oficial:

Para Windows Server® 2025 Standard:
Dism /online /Set-Edition:ServerStandard /AcceptEula /ProductKey:X-X-X-X-X

Para Windows Server® 2025 Datacenter:
Dism /online /Set-Edition:ServerDatacenter /AcceptEula /ProductKey:X-X-X-X-X

A confirmação da instalação exibirá a mensagem “A operação foi concluída com êxito”

Em Configurações > Sistema > Ativação deve constar como “O Windows está ativado“ (como no exemplo abaixo)
Um status diferente de “Ativado“ significa que o procedimento não funcionou corretamente!

Dica: Ativação do Windows Server® 2025 via prompt de comando

Mais informações do sistema podem ser verificadas em Configurações > Sistema > Sistema > Sobre.

Visite Sinco.net


Domínio Sinco.net completa 29 anos

Domínio SINCO.NET completa 29 anos

Registrado em 20 de Maio de 1997, nosso domínio Sinco.net está completando seus 29 anos na ativa!

Parece que foi ontem! Que venham mais 29!

Visite Sinco.net

17/05 - Dia Mundial da Internet

Dia Mundial da Internet

Desde 2006, no dia 17 de Maio se comemora o Dia Mundial da Internet.
A data foi estabelecida pela ONU em janeiro de 2006 e é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

Damos nossos mais sinceros parabéns a todos que fazem parte dos bastidores desse mundo espetacular.

Profissionais que se dedicam à inovação, levando acesso aos mais remotos municípios brasileiros, enfrentando os mais diversos desafios, como ausência de infraestrutura, custos elevadíssimos, tributação hostil, instabilidades dos sistemas, dificuldades com mão de obra e tantos outros.

Parabéns a cada um de vocês!
Visite Sinco.net

#PasswordDay - Dia da Senha

#PasswordDay - Dia da Senha

Na primeira Quinta-feira do mês de maio é celebrado o Dia da Senha (#PasswordDay), data na qual diversas empresas de tecnologia postam dicas de segurança e reforçam conceitos como o uso de senhas fortes e a necessidade de renová-las de tempos em tempos.

De certa forma as dicas são muito focadas em usuários domésticos; como senhas de e-commerce, redes sociais e bancos.
Por nosso foco ser em servidores, aproveitamos a data para alertarmos para algo que acontece com preocupante frequência:

  Proprietários de empresas que acionam nosso suporte pedindo a SENHA do SERVIDOR!  

Antes de avançarmos, precisamos esclarecer que NÃO temos a senha do seu servidor!

Nossos equipamentos fornecidos com Windows Server em versão OEM ou Avaliação (Trial) seguem todos com a mesma senha padrão: abc123!@# , todavia, ao receber o equipamento, cabe ao gestor de TI a configuração do sistema operacional que lhe for mais conveniente e a criação de uma senha apropriada.

Em geral os administradores de TI são terceirizados ou funcionários da empresa e, em uma alarmante porcentagem de empresas, essa é a única pessoa que sabe as senhas de administrador ou root!

O que acontece se essa pessoa faltar ou se ausentar por razões médicas?
E se ela estiver de férias? Em lua de mel numa iha paradisíaca incomunicável?
E se essa pessoa for demitida em meio a uma discussão hostil?
E se ela sofrer um acidente, ou mesmo falecer?

Entendemos que muitas empresas possuam caminhões próprios e, em muitos casos, o motorista leve as chaves para sua casa. Mas a empresa possui a cópia da chave!
Entendemos que alguns funcionários tenham as chaves do escritório e abram a empresa pela manhã. Mas o dono da empresa não tem uma chave também?

Por isso aproveitamos esse dia para questionarmos aos proprietários e sócios-gerentes e de tantas empresas no Brasil:

  Se a sua equipe de TI for para o concorrente e você contratar novas pessoas para começarem amanhã... Qual é a senha do servidor?  

Visite Sinco.net

09 de Abril: Dia do Aço

Gabinetes Rack

Em 9 de abril é celebrado o Dia do Aço.
Composto essencialmente por Ferro e Carbono, é a liga metálica mais utilizada no mundo e, por isso, não deixaria de estar presente em nossos chassis, gabinetes e estruturas de rack.

Para muitos é difícil compreender a necessidade de sinergia entre uma empresa de tecnologia e uma metalúrgica, mas a parceria industrial entre a Sinco e a Nilko teve início em 1998 e já rendeu projetos consagrados, como o chassis de 5U com capacidade de alojar até 28 unidades de disco (HDD de 3,5"). Aclamado por sua praticidade e robustez, esse chassis para montagem em rack foi parte fundamental para que obtivéssemos o prêmio "Most Innovative Server Solution 2010" com nossa linha de Servidores para Virtualização.

Dia do Aço

  Visite Sinco.net