Inverno ou verão... E a temperatura dos servidores...

Cubo de Gelo
Chegamos na segunda metade de julho e, analisando nosso relatório de chamados ao suporte, constatamos que não houve nenhum chamado referente a temperatura nas últimas 8 semanas!
Zero! Nenhum mesmo!


Ou seja, com a chegada dessa onda de frio antecipada, nenhum usuário abriu um chamado por indicação de beeps do servidor, alertas térmicos ou avaliação do nosso atendente técnico (com base na anamnese). Nenhuma ocorrência em que fosse identificado que o problema teria origem térmica.


Solução Térmica Intel BXSTS100C    Solução Térmica Intel BXSTS100A
Ok, mas... Qual a relevância disso para o MEU servidor?
Acreditamos que precisávamos dividir essa informação com nossos usuários para alertá-los para o fato de que um servidor não pode alarmar no verão e NÃO alarmar no inverno! Afinal, se o seu datacenter, CPD ou sala de servidores possui (realmente) temperatura controlada, essa temperatura será sempre a mesma (internamente), seja inverno ou verão.
Não importa se os termômetros de rua estão marcando +42º em janeiro ou -3º em julho! Dentro do datacenter a temperatura será sempre a mesma (variando conforme a possibilidade de cada um, em geral, de +16º a +25º).
Reforçamos: Se hoje seus servidores estão estáveis e sem alarmes, no verão eles tem a obrigação de estarem na mesma temperatura! Não importa se é verão!


Datacenter
Melhorar a refrigeração do Datacenter ou CPD... A hora é agora!
Todavia... Se os seus servidores apresentaram alertas térmicos durante o verão e hoje estão estáveis, esse é um indicativo de que, no verão, seus sistemas de refrigeração não foram suficientemente dimensionados para as necessidades térmicas da(s) sala(s) de servidores.
Aproveite essa época de temperaturas mais baixas para providenciar melhorias nos sistemas de refrigeração do seu datacenter, CPD ou sala de servidores. 
Com temperaturas naturalmente mais baixas é bem mais simples desligar alguns sistemas para realizar melhorias, troca de aparelhos, manutenção, desobstrução, recargas, etc.

Até setembro é bem provável que seus servidores continuem com temperatura favorável. Não espere a chegada da primavera para voltar a receber alertas térmicos, nem a chegada do verão para sofrer desligamentos por precaução de limite de temperatura atingida!

#Fica Dica !


25/08/2011 - Atualização: Revisando os chamados de suporte dos meses de julho e agosto não foi constatado nenhum chamado relacionado a temperatura durante esses dois meses. Contactamos alguns clientes que haviam registrado chamados com origem térmica nos meses de verão e todos os servidores monitorados encontravam-se sem alertas térmicos. Ou seja, esses chamados abertos durante o verão estavam diretamente relacionados à temperatura ambiente. Como a origem de captação de ar dos servidores é o meio externo, uma vez que a temperatura da sala de servidores esteja elevada, a ventilação dos servidores será ineficiente!

23/09/2011 - Atualização II: Hoje começa a primavera e, mais uma vez, revisamos os chamados de suporte dos meses de julho, agosto e setembro (meses de inverno). Não ocorreu nenhum chamado ligado a temperatura.
Visite Sinco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário