IDC: Mercado de servidores cresceu 17,9% em Q2/11

Servidores SINCO
Estudo da consultoria IDC aponta um crescimento de 17,9% no volume de servidores comercializados no segundo trimestre de 2011, face o mesmo período de 2010.
Ainda segundo o estudo, o faturamento mundial da indústria de servidores atingiu a marca de US$ 13,2 bilhões. Analisando apenas o volume de unidades comercializadas (número de servidores), o segmento avançou 8,5%, atingindo 2,1 milhões de equipamentos vendidos entre abril e junho de 2011 (segundo trimestre).
O relatório da IDC chama a atenção para o aumento da demanda por todos os perfis de servidores (pequenas, médias e grandes empresas), entretanto, alerta para uma expectativa de desaceleração nas vendas do setor para o segundo semestre desse ano, provocada pela contração da economia mundial e o consequente arrocho nos investimentos em tecnologia.
Demanda por servidores mais robustos...
Pode-se perceber que o faturamento cresceu bem acima do volume de unidades vendidas (17,9% vs 8,5%), ilustrando que o valor médio dos servidores adquiridos vem aumentando.
A expansão de tecnologias como virtualização e computação em nuvem demandam por equipamentos mais robustos e, por isso, contribuem bastante para que o custo médio dos servidores sofra essa elevação.


Comparando com o Brasil...
Conforme comentamos em nossa postagem de 16 de agosto (Brasil ultrapassa Japão e agora é terceiro maior mercado de PCs do mundo), apesar do volume de vendas de servidores apresentar uma rampa de crescimento, é incontestável que a relação entre o número de servidores e PCs no Brasil é muito abaixo das médias encontradas em países desenvolvidos
Em países com TI arrojada a relação entre servidores e PCs chega a ser 5 vezes acima da média brasileira. Em mercados tecnologicamente maduros as empresas estão consumindo melhor, optando por servidores mais robustos e em maior quantidade. 
Portanto... Ainda temos muita estrada pela frente! Que venha o crescimento!


Fonte de Consulta: http://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS22998411


Visite Sinco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário