Fontes com PFC Ativo e certificação 80 Plus

CMPSU1200AX Fonte Corsair PFC Ativo
Fontes com PFC Ativo oferecem grandes vantagens sobre fontes com retificação normal, principalmente em um país onde o fornecimento de energia não é dos melhores.
A tolerância a um amplo espectro de tensões permite que essas fontes entreguem energia estável aos componentes de um servidor, independentemente da tensão de entrada (full range voltage suporta tensões de entrada desde 90V até 264V sem necessidade de comutação de chave alguma).
Além disso, fontes com PFC Ativo são mais resistentes a espúrios, transientes e surtos de tensão na entrada que fontes "normais".

Certificação 80 plus
Criada em 2004, a certificação 80 Plus regulamenta os limites mínimos de eficiência para que a indústria possa classificar fontes de alimentação.
A eficiência mínima é de 80%, chegando a 92% na categoria Platinum (veja tabela abaixo).
Fontes com retificação normal apresentam eficiência por volta de 50%, ou seja, metade da energia consumida é dissipada na forma de calor!
Tabela de Eficiencia para Certificacao 80PLUS
Fontes de 500W - Curva de Eficiência
No gráfico abaixo demonstramos a curva de eficiência de nossas fontes de 500W e, como se pode perceber, é interessante dimensionar equipamentos que apresentem consumo próximo a 50% da potência da fonte, pois estes estarão no pico de eficiência energética.
Eficiência em fontes 500watts

Fontes de 650W - Curva de Eficiência
No gráfico abaixo apresentamos a curva de eficiência das fontes de 650W e, tal qual no modelo anterior, pode-se notar a mesma necessidade de dimensionar equipamentos que apresentem consumo próximo a 50% da potência da fonte, pois estes estarão no pico de eficiência energética.
Eficiência em fontes 650watts

Quando menos é mais...
Analisando as curvas acima o usuário perceberá que, para um equipamento com consumo de 200W é mais indicado o uso de uma fonte de 500W que uma fonte de 650W, mesmo esse modelo maior ser, aparentemente, mais "confiável".
Como ambas as fontes possuem a mesma construção e, portanto, mesma confiabilidade, é preferível que o consumo se posicione próximo à faixa ideal de eficiência (entre 40% e 60% da carga). Em contrapartida, ao optar por uma fonte de 650W o equipamento demandaria uma carga por volta de 30% da fonte e, portanto, em uma faixa de eficiência mais baixa!

110V ou 220V ?
Muitos usuários já perceberam que os datacenters apresentam rede elétrica com tensão 220 Volts.
O "mito" de que a tensão 110 Volts oferece menos risco ao equipamento é injustificável, uma vez que a tensão nativa das fontes ATX e EPS é 220 Volts.
Ao alimentar servidores com entrada 110V a fonte exigirá trabalho do seu dobrador de tensão, de maneira a resgatar sua tensão nativa de trabalho.
As figuras acima demonstram, inclusive, que a eficiência sob 230VAC é mais alta, uma vez que o trabalho para resgatar a tensão nativa a partir de uma tensão mais baixa apresenta perda de energia, portanto, compromete a eficiência.
Nobreak ideal
Um alerta importante quanto ao uso de nobreaks com fontes com PFC ativo é a necessidade imprescindível de saída em onda senoidal.
Nobreaks para uso residencial entregam onda quadrada ou senoidal por aproximação.
Esses equipamentos, por seu perfil de baixíssimo custo de construção, prejudicam severamente as fontes inteligentes, inclusive demonstrando instabilidades e levando ao colapso da unidade.


Referências de Consumo para Equipamentos Sinco:
Referências de Consumo para Servidores de Virtualização 24HDs
Referências de Consumo para Servidores de Virtualização 16HDs
Referências de Consumo para Workstations Dual Xeon
Referências de Consumo para Workstations Xeon E3-1200


Visite Sinco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário