Tablets batem recorde de vendas no segundo trimestre de 2012

Tablets com Android
Segundo a IDC Brasil foram comercializados 606mil tablets apenas durante o segundo trimestre de 2012 (um crescimento de 275% comparado com o mesmo período do ano passado). Ainda segundo a IDC Brasil a previsão de volume para o ano de 2012 é de 2,6 milhões de unidades e, para 2013, uma estimativa de 5,4 milhões de dispositivos.

O consumo de tablets no Brasil tem caraterísticas próprias. Como o volume é movido por modelos de baixo custo, é notável que, no Brasil, metade dos modelos comercializados trazem tela de 7" e, desses, somente 20% suportam SIM 3G.
Segundo Attila Belavary - analista de mercado da IDC Brasil - “Na hora da compra, a sensibilidade de preço do consumidor brasileiro é o principal responsável pelo aumento das vendas nos tablets com tamanhos de tela menores e sem a conectividade 3G. Em tablets mais baratos, o adicional do 3G é mais perceptível  ao consumidor que acaba optando pelo dispositivo apenas com Wi-Fi.”
Tablets com Android
O Brasil consome 5 tablets, 11 desktops e 17 notebooks por minuto!
Uma proporção interessante é que, no Brasil, são vendidos quatro notebooks para cada tablet. Em mercados maduros, como os Estados Unidos, por exemplo, essa proporção é de 1:1 (um tablet para para cada notebook vendido).
A IDC acredita que haja um mercado potencial para os mais diversos tipos de dispositivos, sejam eles os desktops, notebooks, ou tablets.

“Apesar da desaceleração da economia ter afetado o mercado de PCs, os tablets mantiveram o ritmo acelerado de crescimento. É um número recorde impulsionado pela grande quantidade de dispositivos com preços inferiores a R$1 mil introduzidos no mercado. O sucesso da categoria atraiu novos fabricantes, principalmente originados da China e com uma especificação técnica limitada”, diz Attila Belavary, analista de mercado da IDC Brasil.
Tablets com Android
Em 2012 o Brasil vem ocupando a 11ª posição no consumo global de tablets (ocupando a 17ª no mesmo período do ano passado).
Quando comparado apenas com os países do BRIC, o Brasil fica na 3ª colocação, à frente apenas da Índia.

 “A popularização dos tablets no Brasil deve acontecer em paralelo ao mercado de computadores e lhe garantir uma entrada nas dez primeiras colocações do ranking mundial até o final do ano. Em países onde o mercado de computadores é mais maduro, há maior adoção de tablets.” complementa Belavary.

”As pessoas continuam comprando e utilizando computadores junto de outros dispositivos complementares. Os tablets são a preferência para tarefas voltadas ao consumo de conteúdo, como navegação na internet ou acesso a vídeos, livros e músicas.  Cada produto é melhor para uma determinada função e o usuário dividirá o seu tempo de utilização entre todos eles. O maior impacto será na extensão do tempo de vida dos computadores, que serão menos utilizados para tarefas de consumo e mais utilizados em tarefas para criação de conteúdo dentro do seu ambiente de produtividade” finaliza o analista da IDC.

A IDC Brasil é líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

Postagens anteriores :
Vamos ganhar também com "o Natal dos Tablets"

Visite Sinco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário