Tutorial: Seagate® SeaTools

Seagate Seatools

A Seagate®, líder global no fornecimento de soluções de armazenamento de dados, possui uma ferramenta altamente confiável para verificação de suas unidades de disco, o Seagate SeaTools.
Em muitos cenários de dúvida (como uma unidade que apresenta falha em volumes RAID), é imprescindível que a unidade seja validada antes de ser iniciado o processo de rebuild.
O tutorial abaixo orienta a utilização do Seatools em ambiente Windows.

Para obter a ferramenta basta acessar http://www.seagate.com/br/pt/support/downloads/seatools/

DICA 1: Para verificar a integridade física de uma unidade de disco sugerimos o uso de um equipamento isolado; um desktop, por exemplo (por isso a indicação do ambiente Windows).
DICA 2: O usuário deve manter fechados todos os demais aplicativos antes de executar o diagnóstico de um disco rígido. A principal razão para isso é manter a unidade concentrada no SeaTools durante o máximo de tempo possível. Caso contrário, o Windows continuará enviando comandos para que a unidade acesse dados necessários aos outros aplicativos. Quando isto acontece, o SeaTools suspende temporariamente o andamento atual enquanto a unidade está ocupada. Essa condição é rotineira de uso e inofensiva para a unidade. Porém, faz com que os testes que estão sendo executados pelo SeaTools demorem um tempo maior para terminar.
DICA 3: Durante os testes é preciso suspender o controle de gerenciamento de energia, pois um exame completo de unidade consome algumas horas. Nesses momentos, a unidade está funcionando de modo independente e o sistema pode decidir colocá-la em espera ou hibernação. Nas Opções de energia do Painel de controle selecione "nunca" na configuração "Desligar os discos rígidos".

Seagate Storage Solution Provider

Uma vez instalado o Seatools, serão listados os diferentes dispositivos de armazenamento existentes no sistema.
Selecione a unidade a ser testada marcando a caixa de seleção próxima das informações sobre a unidade.
Em caso de dúvidas, note que a tela inical do SeaTools exibe informações sobre as unidades, como número do modelo e número de série.
É possível selecionar mais de uma unidade, de forma que diversas unidades serão testadas simultaneamente.

Seagate SeaTools

Uma vez selecionada(s) a(s) unidade(s), um menu dos diagnósticos possíveis será exibido com os testes que deverão ser executados.
Todos os testes são somente de leitura e seguros com relação aos dados.
São eles:

:: Teste rápido automático da unidade (Short Drive Self Test) - 20 a 90 segundos de duração,
:: Genérico rápido (Short Generic),
:: Genérico completo (Long Generic) - andamento exibido em incrementos de 10%.

Para uma verificação eficaz é indicado o Genérico Completo.

Seagate SeaTools

O teste Genérico Completo lê todos os setores na unidade, com duração aproximada de duas horas por Terabyte (é possível interromper o teste a qualquer momento, sem prejudicar a unidade).
Durante o teste o andamento é mostrado em incrementos de 10%. Em unidades de grande capacidade, cada progresso de 10% pode demorar. A aparente ausência de atividade normalmente dá a impressão de que a unidade ou o software parou de responder, portanto, não se deve interromper o teste antes que tenham sido completados os primeiros 10%.

Seagate SeaTools

Interrupção dos diagnósticos
Para interromper os teste longo do SeaTools basta selecionar o ícone “Interromper testes” (Abort Tests) na barra de menu.

Resumo dos resultados
Após o término dos diagnósticos, um arquivo de log para cada unidade é gravado na unidade RAM.
As seguintes condições podem ocorrer:
:: Passed (Aprovado)
:: Failed (Reprovado)
:: Aborted (Interrompido)

Caso sejam detectados setores defeituosos (LBAs) o teste será interrompido com o status Fail (Reprovado).
A versão inicializável do SeaTools para DOS possui capacidade de reparar setores, na maioria dos casos, executando a opção Long Test (apenas na versão DOS).

Visite Sinco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário