Como popular slots de memória em placas S2600CW (Cottonwood Pass)

S2600CW - Slots de Memória

Para obter o melhor desempenho dos servidores Cottonwood Pass (baseados nas placas S2600CW), é mandatório que os slots de memória sejam populados conforme a configuração ideal.

Muitos usuários nos questionam sobre esse mapa de ocupação quando vão realizar um incremento de memória (upgrade).
S2600CW - Nomenclatura dos Slots

Seguindo a tabela acima, é possível notar a distribuição de 8 slots para cada processador, distribuídos entre 4 canais (2 memórias por canal).

Primeiro devem ser preenchidos os slots AZUIS e, em equipamentos com DOIS PROCESSADORES, os módulos devem ser distribuídos entre os dois processadores (sempre ocupando primeiro os slots azuis).

Alerta 1: Alguns integradores ocupam os slots azuis e pretos (A1+A2, por exemplo), pois acreditam que 2 módulos criam o duplo canal; todavia, ao ocuparem A1+A2, esses integradores estarão usando apenas o canal A!
O correto é distribuírem os módulos pelos slots A1 + C1 (ambos azuis no processador 1) pois, dessa forma, habilitarão o duplo canal por estarem agregando Canal A + Canal C.

Alerta 2: Os slots pretos somente deverão ser usados quando TODOS os azuis já estiverem populados!

Alerta 3: Deve ser respeitada a regra "farthest fill first", ou seja, usar primeiro os slots mais distantes dos processadores (buscando a melhor dissipação térmica do sistema).
Na ServerBoard S2600CP, quando bi processada, a ordem a ser seguida é:
Primeiro: A1, E1, C1, G1, B1, F1, D1, H1 (azuis) 
Quando todos os azuis estiverem populados, seguir: A2, E2, C2, G2, B2, F2, D2, H2 (pretos) 

No caso da ServerBoard S2600CP com apenas 1 processador, respeitando a convenção "farthest from processor first", a sequência a ser aplicada é:
Primeiro: A1, C1, B1, D1 (azuis) 
Quando todos os azuis estiverem populados, seguir: A2, C2, B2, D2 (pretos) 

Alerta 4: Em equipamentos com apenas 1 processador, os slots de E1 a G2 não estarão ativos, pois dependem do segundo processador para serem ativados (conforme mencionamos na postagem "Apenas 1 processador em plataformas Bi-processadas")

Servidores Dual Xeon® E5-2600V3 (Cottonwood Pass)

Alerta 5: Ao adquirir módulos para upgrade, é importante atentar para que os módulos tenham mesmo Part Number, de forma a evitar incompatibilidades por especificações diferentes!
Módulos com capacidades DIFERENTES (8GB e 16GB, por exemplo) serão perfeitamente compatíveis entre si, desde que o Part Number seja o mesmo, alterando apenas a capacidade.

Referências: Manual ServerBoard S2600CW (Páginas 25 a 27)

Visite Sinco.net

Um comentário: