Apenas 1 processador em plataformas Bi-processadas Xeon

Apenas 1 processador em plataformas Bi-processadas de Servidor

Apesar de bem menor que no passado, ainda é percebida uma parcela de usuários que questionam sobre adquirir uma plataforma bi-processada porém, visando economia de custos, embarcando apenas 1 processador Intel® Xeon®.

Essa decisão é fortemente desencorajada, uma vez que todos os custos que envolvem a preparação para equipamentos bi-processados estarão presentes (ServerBoard com 2 soquetes, memórias ECC ou ECC/REG, fonte com alimentação para 2 processadores, gabinetes de dimensões maiores etc) em contrapartida, a única economia será o custo do segundo processador.

Visitando modelos de Workstations e Servidores, e atentando aos custos avulsos de cada processador, é fácil perceber que o custo de 1 processador oscila entre 10% e 25% do valor total do equipamento e, por se tratar de abdicar do segundo processador, significa abrir mão de metade do poder de processamento!
2 Processadores

  Sumarizando: Uma economia de 10% a 25%, em detrimento de 50% de perda (ou "não ganho") de desempenho, não é uma escolha vantajosa.  

Possibilidade de um upgrade futuro:
Uma parcela ainda mais reduzida de usuários crê que a aquisição de um modelo bi-processado com apenas 1 processador assegurará um crescimento futuro (upgrade para o segundo processador).

Essa expectativa precisa ser controlada e esclarecida, pois não se trata apenas de adquirir um segundo processador!

Para uso em paralelo é mandatório que os 2 processadores tenham sido fabricados com o mesmo Stepping Code (também chamado de "SL number").
Em uma analogia simples, processadores com o mesmo Stepping Code são como "produtos do mesmo lote".

Como o Stepping Code sofre alterações sazonais (como revisões de fabricação), a tarefa de obter um segundo processador com o mesmo "SL Number" do primeiro acaba comprometendo os planos de upgrade do usuário.
Com o passar dos meses a dificuldade de encontrar compatíveis, além de árdua, torna-se mais onerosa (pois envolve um pedido específico ao fabricante, ou a manutenção de um estoque para "upgrades" sem a garantia de vendas futuras).

No exemplo abaixo é possível identificar que ambos os processadores Intel® Xeon® Silver 4210 têm o mesmo Stepping Code SRFBL (na terceira linha da gravação a laser).

Identificando S-Spec de processadores Xeon

Ou, mesmo sem precisar abrir a caixa dos processadores, é possível identificar o S-spec na etiqueta dos produtos In a Box.
Na imagem abaixo percebe-se que ambos os processadores Intel® Xeon® Gold 6240 têm o mesmo Stepping Code SRF8X (canto direito da etiqueta, indicado com marca-texto).

Identificando S-Spec de processadores Xeon

Metade dos Slots de Memória:
Outra informação importante é lembrar que os slots de memória das ServerBoards são atrelados aos processadores, ou seja, metade para CADA processador.

Em um sistema populado com apenas o primeiro processador, apenas os slots desse processador estarão ativos. Memórias instaladas nos slots do segundo processador sequer serão contadas.

Tomando como exemplo uma ServerBoard Intel® S2600STBR com 16 slots DDR4, o usuário terá, de fato, 8 slots para cada processador instalado.
Portanto, para reconhecer a totalidade de slots é necessário o uso de 2 processadores.


Apenas 1 processador em plataformas Bi-processadas de Servidor

Há fabricantes que indicam (e dão desconto) para a compra com apenas 1 processador
É sabido que algumas fornecedoras dão descontos que, de início, parecem ser interessantes, para que empresas adquiram servidores sem o segundo processador.
Essa é uma prática comercial onde, uma vez capturado o comprador, o fabricante poderá cobrar valores dilatados quando chegar o momento do upgrade, uma vez que o usuário dependerá da compatibilidade.
Condenamos essa prática e, por isso, alertamos os riscos durante o processo de negociação.

Quando a compra não traz risco?
Quando enxergamos o volume de compras de países desenvolvidos, é normal que empresas adquiram lotes de servidores.
Nesse cenário a compra de servidores bi processados com apenas 1 processador deixa de ser um risco pois, no momento de um upgrade, o gestor poderá "aproveitar" o processador de outro servidor do lote para a primeira máquina (deixando-a bi processada) e, para o servidor que "perdeu" o processador, poderá adquirir 2 processadores com o Stepping Number da época, até mesmo de modelos diferentes dos adquiridos à época!

Leitura sugerida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário