23ºC também é a temperatura ideal para servidores

Temperatura 23ºC

Certamente o gestor de TI ou o administrador de Datacenter já devem ter visto uma postagem que alerta aos usuários domésticos para o uso eficiente do ar-condicionado.
Nela o engenheiro de um grande fabricante de climatizadores sugere que a temperatura ideal para economia de energia é de 23ºC, desmistificando um consenso de massa que apontava para os 17ºC.
Nesse artigo o engenheiro aponta uma possível economia de até 50% no consumo de energia.

Muitos usuários nos questionaram sobre essa informação e, corroborando a informação da Midea/Carrier, há mais de uma década indicamos que a temperatura AMBIENTE ideal para o uso de servidores é abaixo dos 25ºC (ou seja, os 23ºC coincidem com nosso aconselhamento) e, como alerta de temperatura, deve ser considerado o limite de 30ºC (ambiente) pois, a partir dessa temperatura, os equipamentos atingirão o limite de temperatura interna e passarão a operar com redução de clock e, até mesmo, poderão forçar o desligamento preventivo.

Servidores devem rodar com temperatura ambiente abaixo de 25ºC
É importante que os administradores de Datacenter compreendam que a maneira mais eficaz de controlar o consumo de energia com refrigeração inicia no correto dimensionamento do sistema (BTUs e TRs).

A título ilustrativo é bom recordar que cada servidor monoprocessado demanda, em média, 600BTU, enquanto os modelos biprocessados demandam, em média, 800BTU.

Outro fator que pode causar grande influência na carga térmica é a disposição dos equipamentos no rack.
Esse detalhe também já foi alvo de alertas nossos no passado e, como não custa reforçar, é importante que a posição dos equipamentos permita que a "chaminé" (cortina de convecção) na parte traseira ganhe mais espaço (cubagem) na parte superior do rack.

Planeje a disposição dos servidores no Rack

Mais uma vez recordamos que as referências de temperatura que estão sendo mencionadas tratam da temperatura ambiente, ou seja, externa ao equipamento.

Para que a refrigeração INTERNA ocorra de maneira eficiente, é mandatório que o equipamento receba limpezas periódicas.

A periodicidade varia conforme a exposição do seu ambiente a pó/poeira, por isso, é importante que cada gestor defina sua janela de manutenção e cumpra-a seriamente.

A limpeza é fundamental pois a refrigeração dos componentes internos é baseada na ventilação forçada sobre dissipadores (não só dos processadores, mas também sobre chipsets, memórias, processadores de I/O de controladoras etc) e, quando há acúmulo de poeira sobre essas massas metálicas a troca térmica é severamente prejudicada.

É fundamental eliminar todos os acúmulos que posam estar isolando as partes metálicas do fluxo de ar!


Artigo de referência: Use 23°C - Felipe Brochier no LinkedIn

Visite Sinco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário