Como popular slots de memória em placas S1200SP (Silver Pass)

S1200SPS - Slots de Memória

Para obter o melhor desempenho dos servidores Silver Pass (baseados nas placas S1200SPS/SPL), é mandatório que os slots de memória sejam populados conforme a configuração ideal.

Muitos usuários nos questionam sobre esse mapa de ocupação quando vão realizar um incremento de memória (upgrade).

S1200SP - Nomenclatura dos Slots

Seguindo a tabela acima, é possível notar a distribuição de 4 slots, distribuídos entre 2 canais (2 módulos por canal).

Primeiro devem ser preenchidos os slots AZUIS e, somente quando estes estiverem ocupados, devem ser preenchidos os slots pretos.

Alerta 1: Alguns integradores ocupam os slots azuis e pretos (A1+A2, por exemplo), pois acreditam que 2 módulos criam o duplo canal; todavia, ao ocuparem A1+A2, esses integradores estarão usando apenas o canal A!
O correto é distribuírem os módulos pelos slots A2 + B2 pois, dessa forma, habilitarão o duplo canal por estarem agregando o canal A com o canal B.

Alerta 2: Os slots pretos poderão ser usados somente após os dois slots azuis já terem sido populados!

Alerta 3: Quando usado apenas 1 módulo de memória, deve ser respeitada a regra "farthest fill first", ou seja, usar primeiro os slots mais distantes do processador,  de maneira a obter a melhor dissipação térmica do sistema.

Na ServerBoard S1200SP a ordem a ser seguida é B2 quando apenas um módulo. Seguindo para A2+ B2 (azuis) quando apenas dois módulos. 

Os slots A1 e B1 (pretos) somente deverão ser ocupados após terem sido preenchidos A2 e B2 (azuis).


Servidores Xeon® E3-1200v5 (Silver Pass)

Alerta 4: Ao adquirir módulos para upgrade, é importante atentar para que os módulos tenham mesmo Part Number, de forma a evitar incompatibilidades por especificações diferentes!
Módulos com capacidades DIFERENTES (8GB e 16GB, por exemplo) serão perfeitamente compatíveis entre si, desde que o Part Number seja o mesmo, alterando apenas a capacidade.

Alerta 5: A capacidade máxima instalada é de 16GB por slot, totalizando 64GB.
Esse modelo não suporta módulos de 32GB (2 módulos de 32GB, por exemplo, perfazendo 64GB de RAM), pois a capacidade máxima por slot é de 16GB.

Referências: Manual ServerBoard S1200SP (Páginas 18 e 19)

Leituras sugeridas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário