Dica S2600STBR: É necessário o segundo processador para reconhecer toda a memória do sistema

Dica S2600STBR: É necessário o segundo processador para reconhecer toda a memória do sistema

Alertamos aos usuários das placas de servidor Intel® S2600STB (Sawtooth) e S2600STBR (Sawtooth Refresh) que a presença do segundo processador é mandatória para que sejam habilitados os bancos de memória (A1, A2, B1, C1, D1, D2, E1, F1) referentes ao CPU2, bem como quatro slots PCI-E (Slot1 + Slot2 + Slot 3 + Slot4).

Como podemos notar no diagrama abaixo, cada processador mantém comunicação com 2 canais triplos (8 slots por processador).

Dica S2600STBR: É necessário o segundo processador para reconhecer toda a memória do sistema

Ainda nesse diagrama é possível notar que os slots PCI-E 1, 2, 3 e 4 são comunicados diretamente com o segundo processador e, tal qual ocorre com os bancos de memória, esses slots somente serão iluminados caso haja o segundo processador.


Dica S2600STBR: É necessário o segundo processador para reconhecer toda a memória do sistema


Essa informação está presente na documentação técnica da placa mãe e, sobretudo, deve ser ressalvada pelo fabricante do servidor quando ocorrer a integração com apenas um processador.

Uso de apenas 1 processador em plataformas biprocessadas:
Apesar de bem menor que no passado, ainda ocorre uma discreta parcela de usuários que questionam sobre adquirir uma plataforma biprocessada porém, visando economia de custos, embarcando apenas 1 processador Xeon®.
Essa opção de compra é fortemente desencorajada, uma vez que todos os custos que envolvem a preparação para equipamentos biprocessados estarão presentes (placa mãe com 2 soquetes, fonte com alimentação para 2 processadores, gabinetes de dimensões maiores etc) em contrapartida, a única economia será o custo do segundo processador.

Visitando modelos de Workstations e Servidores, e atentando aos custos avulsos de cada processador, é fácil perceber que o custo de 1 processador oscila entre 10% e 25% do valor total do equipamento e, por se tratar de abdicar do segundo processador, representa abrir mão de 50% do poder de processamento.
Sumarizando: Uma economia de 10% a 25%, em detrimento de 50% de perda (ou "não ganho") de desempenho, não é uma escolha indicada.

Uma parcela ainda mais reduzida de usuários crê que a aquisição de um modelo biprocessado com apenas 1 processador assegurará um crescimento futuro (upgrade para o segundo processador).
Essa expectativa precisa ser controlada, pois não se trata apenas de adquirir um segundo processador!
Para uso em paralelo é mandatório que os 2 processadores tenham sido fabricados com o mesmo Stepping Code (vulgo "SL number"). Como o Stepping Code sofre alterações sazonais (como revisões de fabricação), a tarefa de obter um segundo processador com o mesmo "SL Number" do primeiro acaba comprometendo os planos de upgrade do usuário.

Leitura Sugerida:
Apenas 1 processador em plataformas Bi-processadas Xeon
Como popular slots de memória em placas S2600STB/STBR (Sawtooth)
Como popular slots de memória em placas S1200SP (Silver Pass)
Como popular slots de memória em placas S2600CW (Cottonwood Pass)
Como popular slots de memória em placas S2600CP (Canoe Pass)
Como popular slots de memória em placas S1200V3RP (Rainbow Pass)

Visite Sinco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário