Dia Mundial do Backup

Dia Mundial do Backup
Um movimento que surgiu nas mídias sociais elegeu essa véspera de primeiro do abril como sendo o "Dia Mundial do Backup". A data é um alerta para a avalanche de ataques de hackers e vírus que se aproveitam do dia da mentira (1º de Abril) para mostrarem suas garras. Oportunamente é o fechamento do trimestre e, para muitas empresas, a hora ideal para preservar informações importantes.
Mais que uma simples onda da internet, o movimento é um bom alerta para que todos os usuários tomem ações mais concretas para a proteção de seus dados e, no ecossistema das empresas, a data cria um motivo para que as equipes de TI debatam o assunto, levem ao conhecimento dos demais usuários da empresa as medidas que são adotadas e, sobretudo, promovam a conscientização de todos os usuários quanto à importância das informações.
Um plano de backup vigoroso não contempla apenas a duplicação dos dados em dois equipamentos distintos. Há muito mais além disso!
Desde a verificação da integridade das cópias de segurança, passando pelas rotinas agendadas em intervalos saudáveis, até a preocupação de cópias externas, protegendo a empresa de eventuais desastres.
Episódios recentes de enxurradas e incêndios, alertaram os administradores de TI para a necessidade de backups externos. 
Outros fatores - não menos preocupantes e ainda mais corriqueiros - são o roubo de equipamentos (inclusive servidores), ações vingativas e/ou destrutivas de funcionários insatisfeitos/demitidos/sabotadores também servem de alerta para a necessidade de um plano de disaster recovery.



Segundo a Deloitte Consulting, as principais dicas para um backup confiável são:
Definir quão críticas são as informações para o negócio da empresa – isso vai ajudar a priorizar os dados a serem copiados, assim como a periodicidade da realização das cópias.
O gestor do negócio deve ter participação decisiva na política de backup dos dados que ficam sob sua supervisão.
A periodicidade de realização do backup deve sempre estar relacionada com o risco do negócio.
Eleger um local externo à empresa para a armazenagem de backup – essa medida visa proteger os dados em casos de contingência ou desastre.
As cópias de "arquivo morto" (dados que devem ser guardados por longo tempo para atender exigências legais) devem ser checadas periodicamente, pois as mídias de armazenagem tem prazo de validade. Os dados copiados nessas mídias devem ser revistos com freqüência.
Finalmente, adotar um padrão universal para manter os dados armazenados, de forma que possam ser acessados mesmo em versões diferentes do aplicativo ao qual se relacionam.


Conhece os 3 Tipos de backup?


Backup Full – copia a totalidade dos dados armazenados.
Backup Incremental – é diário, e copia apenas as alterações ocorridas durante o último expediente, ou nas últimas 24 horas.
Backup Diferencial – Também diário, porém cumulativo. Copia as alterações ocorridas nos dados desde a realização do último backup full. É mais demorado que o incremental, porém possibilita uma recuperação mais rápida dos dados em caso de necessidade.

Vamos aproveitar a data e analisarmos minuciosamente nosso plano de backup?
Compartilhe suas idéias conosco! Converse com nossos consultores e conheça nossas soluções de servidores para storage, servidores para virtualização, controladoras RAID, interfaces de rede Dual GbE, etc...

O "Dia Mundial do Backup" conta com um slogan bem humorado: "Não caia no Primeiro de Abril. Salve seus dados. Cheque suas restaurações", além de propor "Faça o backup de suas memórias e informações financeiras, além de checar seus backups antigos".


Conheça mais sobre o movimento em WorldBackupDay.net e saiba porque fazer backup (e como fazê-lo).
# Fica a dica !
Visite Sinco.net

Um comentário:

  1. Pessoal,

    Minha dica para backup é o programa Voltafácil, ele é bem simples para ser utilizado.

    Hoje a Insigne, empresa desenvolvedora do Voltafácil em homenagem ao dia mundial do backup está liberando o programa gratuitamente :

    saiba mais em : www.voltafacil.com.br

    ResponderExcluir