Ainda segundo o estudo, o faturamento mundial da indústria de servidores atingiu a marca de US$ 13,2 bilhões. Analisando apenas o volume de unidades comercializadas (número de servidores), o segmento avançou 8,5%, atingindo 2,1 milhões de equipamentos vendidos entre abril e junho de 2011 (segundo trimestre).
Pode-se perceber que o faturamento cresceu bem acima do volume de unidades vendidas (17,9% vs 8,5%), ilustrando que o valor médio dos servidores adquiridos vem aumentando.
A expansão de tecnologias como virtualização e computação em nuvem demandam por equipamentos mais robustos e, por isso, contribuem bastante para que o custo médio dos servidores sofra essa elevação.
Comparando com o Brasil...
Conforme comentamos em nossa postagem de 16 de agosto (Brasil ultrapassa Japão e agora é terceiro maior mercado de PCs do mundo), apesar do volume de vendas de servidores apresentar uma rampa de crescimento, é incontestável que a relação entre o número de servidores e PCs no Brasil é muito abaixo das médias encontradas em países desenvolvidos.
Em países com TI arrojada a relação entre servidores e PCs chega a ser 5 vezes acima da média brasileira. Em mercados tecnologicamente maduros as empresas estão consumindo melhor, optando por servidores mais robustos e em maior quantidade.
Portanto... Ainda temos muita estrada pela frente! Que venha o crescimento!
Fonte de Consulta: http://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS22998411
Nenhum comentário:
Postar um comentário