Erro ao iniciar máquinas virtuais Hyper-V em servidores Intel® Xeon® E3-1200

Erro ao iniciar máquinas virtuais Hyper-V em servidores Intel Xeon E3-1200
Em servidores dotados dos processadores Intel® Xeon® E3-1200, após criar uma máquina virtual no servidor, o usuário tenta iniciar essa VM e, no Event Viewer, recebe o erro “<VM Name> could not initialize” ("<nome da máquina virtual> não pode ser inicializada").

Os processadores Intel® Xeon® E3-1200 (os primeiros a chegarem sob a nova arquitetura Sandy Bridge) trazem uma nova extensão para as instruções x86 - chamada AVX (Advanced Vector Extensions) - projetadas para melhorar o desempenho de aplicativos que façam uso intenso de ponto flutuante (como simulações científicas, análise de grandes massas de dados e modelagem 3D).
Como o Windows Server 2008 R2 foi lançado antes da chegada de processadores dotados de AVX, o Sistema operacional (tanto o Windows Server 2008 R2 como o Microsoft Hyper-V Server 2008 R2) não suporta essa nova funcionalidade Hyper-V e, seguindo o comportamento defensivo do sistema, impede a máquina virtual de iniciar.
Windows Server 2008 R2 com Hyper-V
Soluções (na falta de uma, há duas!)
A solução recomendada é a primeira.
A solução mais rápida é a segunda.
A escolha.... é do usuário!

Solução 1: Atualizar seu Windows Server 2008 R2 com o Service Pack 1 (o SP1 já suporta os novos processadores Sandy Bridge).
Uma vez  instalado o Windows Server 2008 R2 SP1, é adicionado suporte para as instruções AVX na partição pai e na máquina virtual para sistemas operacionais convidados.

Solução 2: Apenas aplicar o hotfix 2517374 para Windows Server 2008 R2.
Uma vez instalado esse hotfix, é adicionado suporte para a instrução AVX apenas na partição pai, NÃO são instaladas instruções AVX dentro da máquina virtual para sistemas operacionais convidados.

Artigo 2517374Não é possível iniciar máquinas virtuais em um computador que está executando o Windows Server 2008 R2 e no qual a CPU instalada suporte o recurso AVX.
Esse comportamento NÃO ocorre caso o Windows Server 2008 R2 já traga o SP1 no DVD original!
Processadores Intel Xeon E3-1230


Visite Sinco.net

3 comentários:

  1. Show de bola...
    Parabéns... Aqui deu tudo certo. Obrigado pela ajuda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou!
      Diariamente publicamos dicas em nossa página no Facebook.
      Que tal uma curtida lá?
      http://Sinco.net/FB
      http://facebook.com/SincoNet

      Excluir
    2. Muito bom parabéns.

      Excluir