Durante o IDF 2013 (Intel® Developers Forum) a Intel® reconheceu sua chegada atrasada ao mercado de dispositivos móveis e, pensando nas aplicações futuras, surpreendeu com a apresentação do Intel® Quark, seu primeiro processador com litografia de 14nm e até 10 vezes mais eficientes que os processadores Atom® para smartphones e tablets!
Previstos para início de produção já no final de 2013, para lançamento em 2014, os novos processadores permitem que sejam embarcados em dispositivos "vestíveis", como relógios, óculos, mochilas e acessórios estéticos, além de incontáveis aplicações na área médica, uma vez que poderiam operar dentro de dispositivos encapsulados para serem engolidos.
Brian Krzanich, atual diretor executivo da Intel®, apresentou a novidade com muito entusiasmo, tendo sido essa a sua primeira grande aparição pública.
O processo de fabricação com tecnologia de 14 nanômetros distancia a Intel® de seus concorrentes, levando a gigante azul de volta ao nível mais alto de inovação na fabricação de microprocessadores.
Com essa nova litografia de 14nm é possível desenvolver processadores com até dez vezes mais eficiência energética e térmica, um diferencial significativo, já que dispositivos ultra reduzidos são dotados de baterias, também, extremamente reduzidas!Fonte: IDF 2013 @ San Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário