A família de Servidores SINCO modelo Canoe Pass V2 vem de encontro às necessidades de diversos segmentos empresariais por equipamentos de alto desempenho com custo mais equilibrado.
São modelos biprocessados com capacidade escalável de memória e armazenamento flexível através do uso híbrido de HDs mecânicos e/ou unidades sólidas SSD.
Processadores Intel® Xeon® E5-2600v2:
Nessa linha de estações é possível trabalhar com até 02 (dois) Processadores Intel® Xeon® E5-2600 da nova geração V2
(Ivy Bridge com tecnologia de 22nm). Dotados com a tecnologia
Hyper-Threading™ as versões 6-Core, 8-Core e 10-Core poderão entregar,
em sistemas biprocessados, até 40 núcleos lógicos de processamento (sendo 2 processadores 10-Core com HT™, perfazendo 40 threads).
Visitando modelos de Workstations e Servidores, e atentando aos custos avulsos de cada processador, é fácil perceber que o custo de 1 processador oscila entre 10% e 25% do valor total do equipamento e, por se tratar de abdicar do segundo processador, representa abrir mão de 50% do poder de processamento.
Sumarizando: Uma economia de 10% a 25%, em detrimento de 50% de perda (ou "não ganho") de desempenho, não é uma escolha indicada.
Uma parcela ainda mais reduzida de usuários crê que a aquisição de um modelo biprocessado com apenas 1 processador assegurará um crescimento futuro (upgrade para o segundo processador). Essa expectativa precisa ser controlada, pois não se trata apenas de adquirir um segundo processador! Para uso em paralelo é mandatório que os 2 processadores tenham sido fabricados com o mesmo Stepping Code (vulgo "SL number"). Como o Stepping Code sofre alterações sazonais (como revisões de fabricação), a tarefa de obter um segundo processador com o mesmo "SL Number" do primeiro acaba comprometendo os planos de upgrade do usuário.
A placa mãe Intel® S2600CP (Canoe Pass) faz parte da arquitetura estável da linha de placas biprocessadas para servidores da Intel®.
Sendo a base de toda a configuração, essa placa embarca as portas SATA, saídas USB e saídas de rede.
O modelo S2600CP2 traz 02 portas de rede gigabit; já o modelo S2600CP4 traz 04 portas de rede gigabit.
Memória:
Com 16 slots
de memória, essa família de servidores permite configurações até o
limite de 512GB, através de módulos Kingston® DDR3 com ECC; registradas,
ou não.
Em um cenário prático sugerimos configurações:
Até 128GB populando 16 slots com módulos Kingston® de 8GB, ECC / ECC Registradas;
Até 256GB populando 16 slots com módulos Kingston® de 16GB, ECC / ECC Registradas.
IMPORTANTE:
Os slots de memória são atrelados aos processadores, sendo 8 slots para
cada processador. Portanto, para reconhecer a totalidade de slots é
necessário o uso de 2 processadores.
Interfaces de Rede GbE:
Os servidores Canoe Pass V2 oferecem 2 configurações de saídas de rede incorporadas.
Os modelos baseados na placa S2600CP2 trazem 02 interfaces de rede Intel® PowerVille i350 10/100/1000 (Gigabit); já os modelos baseados na placa S2600CP4 trazem 04 interfaces gigabit, também com o controlador Intel® PowerVille i350 10/100/1000.
Muitos usuários elegem o modelo com mais saídas GbE, pois são recursos muitos interessantes em servidores de virtualização, onde há muito tráfego de rede gerado pelas máquinas virtuais.
Outro recurso apreciado nas múltiplas interfaces de rede é o de Link Aggregation, através do qual é possível trafegar grandes volumes sem degradação de desempenho.
Os servidores Canoe Pass V2 trazem 2+4+4+4 portas SATA, sendo:
02 Portas SATA 6Gbps nativas (sugeridas para uso de SSD)
04 Portas SATA 3Gbps nativas (sugeridas para uso de HDs mecânicos)
Chasis e Fontes:
04 Portas SATA 3Gbps ativadas apenas via SoftRAID.
04 Portas SATA 3Gbps ativadas apenas via Chave de Ativação e montando um volume SoftRAID em conjunto com as demais 4 portas SoftRAID.
Tutorial: Configurando RAID nas placas Server S2600CP (Canoe Pass)
04 Portas SATA 3Gbps ativadas apenas via Chave de Ativação e montando um volume SoftRAID em conjunto com as demais 4 portas SoftRAID.
Tutorial: Configurando RAID nas placas Server S2600CP (Canoe Pass)
Os servidores podem ser integrados em chassis para montagem em Rack com alturas de 2U e 3U. Nesses chassis é possível eleger fontes de 500W a 850W com PFC Ativo.
Para modelos com perfil de elevado I/O, como Servidores para Storage e Servidores para Virtualização, os equipamentos podem ser integrados em chassis para montagem em Rack com alturas de 4U e 5U, sendo o modelo de 4U para até 16 unidades de disco (ou SSD) e o modelo de 5U para até 28 unidades de disco (ou SSD). Nesses chassis (4U e 5U) é indicado o uso de fontes de 1200W com PFC Ativo.
Finalmente, para usuários com demanda de gabinetes em torre (pedestal), é indicada a integração no chassis Intel® SC5650WS, com sua fonte original de 1000Watts e PFC Ativo.
Referências de Consumo:
Realizamos medições de consumo em modelos biprocessados Xeon E5-2690v@ (10-Core).
As medições foram publicadas na postagem: Referências de Consumo para Servidores Dual Xeon® E5-2600v2 Canoe Pass V2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário