Tesla Motors apresenta sua bateria residencial Powerwall

TESLA Powerwall

A Tesla, pioneira fabricante de super-carros elétricos, surpreendeu o mercado com sua entrada triunfante no segmento de energia residencial.
Elon Musk, fundador e CEO da empresa, apresentou a Powerwall, uma bateria de Li-Íon capaz de armazenar 10kWh e com expectativa de vida (e garantia) de 10 anos.

Elon Musk - Tesla Powerwall

A Tesla vislumbra um futuro onde a mudança da matriz energética residencial abraçaria o uso intenso de energia solar e, nesse cenário, os bancos de baterias ainda representam um investimento alto, com baixa sobrevida e, sobretudo, altamente volumosos.
Medindo 130cm x 83cm x 18cm e pesando 100Kg, cada módulo Powerwall preservaria a mesma reserva de energia que um banco com 100 baterias estacionárias!
Curva de Demanda

Os custos apresentados no lançamento foram de U$3.000 para o modelo de ciclos diários de 7kWh e U$3500 para o modelo de ciclos semanais de 10kWh, restritos ao mercado americano em 2015 e prevendo atingir os mercados internacionais em 2016.

Mesmo citando a Alemanha como mercado-chave, Elon Musk defendeu que a bateria é vantajosa para regiões com abundante incidência solar e fornecimento de eletricidade precário (ou pouco confiável), como países menos desenvolvidos.
"É semelhante à forma como o celular saltou em relação aos telefones fixos" citou Musk.
"Isso vai ser realmente grande para as comunidades mais pobres do mundo".
Em países com economias avançadas, como os Estados Unidos, Musk alertou para a dependência dos combustíveis fósseis não sustentáveis.
"Eu acho que, coletivamente, devemos fazer algo sobre isso (...), já que temos este fantástico reator de fusão no céu, chamado Sol".
Embora tenha reconhecimento mundial pela alta qualidade de seus veículos elétricos, a produção da Tesla ainda é considerada pequena; fato que pode ter conduzido a empresa ao segmento residencial.
Em 2014 a fabricante anunciou, em parceria com a Panasonic, a construção da maior fábrica de baterias de lítio-íon em larga escala do mundo, uma "Gigafactory" de U$5BI.


Referências: Teslamotors.com/Powerwall

Visite Sinco.net

2 comentários:

  1. Onde adquirir no Brasil uma jóia rara como esta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nivaldo ;

      A Tesla não tem presença nacional.
      Infelizmente!

      []´s Equipe Sinco.net

      Excluir