Diferenças entre processadores Intel® Xeon® e Intel® Core

Diferenças entre processadores Intel® Xeon® e Intel® Core

Comumente usuários questionam quais as diferenças entre as linhas Intel® Core e Intel® Xeon®.

É importante ressaltar que ambas compartilham as micro-arquiteturas Intel® e, por isso, processadores com nomenclaturas diferentes são apresentados para os mesmos soquetes.
A vantagem de operarem sobre o mesmo soquete é que há linhas Intel® Xeon® que permitem operar em plataformas não-Server (no caso de desktops robustos e Workstations, por exemplo).

Por serem plataformas que, na origem do projeto, foram desenvovidas para uso em servidores, as diferenças mais notórias dos processadores Xeon® são:

Processadores Xeon® Escaláveis (Bronze, Silver, Gold e Platinum) e Xeon® E5/E7  permitem sistemas bi-processados (processadores Core não permitem paralelismo);

Processadores Xeon® têm chipsets específicos para servidores. As ServerBoards, sejam essas mono, dual ou 4-Way (para 1, 2 e até 4 processadores simultâneos) são fabricadas com suporte e compatibilidade a esses chipsets, otimizando I/O, tráfego de rede e recursos como gerenciamento e RAID;

Processadores Xeon® têm mais sensorização térmica que seus aparentados Core (isso permite que monitorem e se ajustem a um regime mais severo de uso, uma vez que servidores operam 24x7).

Processadores Xeon® têm suporte a memórias com ECC (recurso de correção de erros que impede travamentos e colapso do servidor). Em muitas plataformas, mesmo memórias sem ECC podem ser agrupadas em paridade distribuída e simularem o recurso ECC de forma muito semelhante ao "RAID-5", só que nos chips;

Além dos aspectos técnicos, o pós-venda também se diferencia, pois a garantia dos processadores Xeon® é tratada de maneira avançada/antecipada.
Enquanto a linha Core segue o regime de garantia convencional (o processador com defeito é enviado à Intel® e aguarda a troca), já a linha Xeon® possui garantia avançada/antecipada (uma vez aberto o chamado, a Intel® envia um processador para troca e, somente depois de trocado, é realizada a devolução do processador com defeito).

Há, também, distinções na qualificação e certificação de pré-venda:
Empresas especializadas em Servidores e Workstations têm acesso a um programa de qualificação para integração de equipamentos com processadores Xeon®.
Já a linhas Core (i3 / i5 / i7 / i9), por serem destinadas ao uso doméstico, dependem apenas da qualificação do integrador; não havendo um conteúdo programático específico para especialistas em desktops.

Visite Sinco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário