Fundada por Bill Gates e Paul Allen em 4 de abril de 1975, a Microsoft se tornou uma das maiores empresas do mundo, tendo como principal carro chefe o sistema operacional Windows e a suíte de aplicativos Microsoft Office.
Hoje, 49 anos depois de sua fundação, inúmeras mudanças estão levando a empresa para algo mais além do que o Windows e o Office.
Atualmente sediada em Redmond, a empresa agora é dirigida pelo indiano Satya Nadella. Seus fundadores já não estão a frente da liderança da empresa há anos. Ambos se tornaram apenas sócios acionistas e também filantropos.
No começo de tudo, a principal ideia da Microsoft era desenvolver e vender interpretadores BASIC para o Altair 8800. A empresa posteriormente iria dominar o mercado de sistemas operacionais de computadores pessoais com o MS-DOS, em meados da década de 1980, seguido pelo Microsoft Windows.
A oferta pública inicial da empresa, em 1986, e o subsequente aumento no preço de suas ações, tornou bilionários e milionários cerca de um terço dos 12 mil funcionários da Microsoft. Ele também é considerada a terceira empresa startup de maior sucesso de todos os tempos em termos de capitalização de mercado, receita, crescimento e impacto cultural.
Desde os anos 1990, tem diversificado cada vez mais o mercado de sistemas operacionais e tem feito uma série de aquisições de empresas. Em maio de 2011, a Microsoft adquiriu a Skype Technologies por 8,5 bilhões de dólares, em sua maior aquisição até aquela data. Em 2014 também finalizou a compra da fabricante de celulares Nokia e, por fim, fez sua maior aquisição ao comprar o LinkedIn por 26,2 bilhões de dólares em 2016.
Atualmente a empresa tem se reinventado, especialmente devido ao fato dos PCs tradicionais estarem sendo deixados para trás. Novas tecnologias mais portáteis tem tomado o lugar antes ocupado por eles. Pensando nisso, a empresa também tem se tornado muito mais “mobile”, oferecendo seus mais diversos produtos e serviços em diversas plataformas móveis, também tornando o Windows um S.O. mais portátil ao ponto de terem lançado uma versão para chips com arquitetura ARM.
Inteligência Artificial, Realidade Mista, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Servidores, Serviços em Nuvem diversos, Hologramas, Computação Quântica e ferramentas de uso corporativo são outros campos que estão sendo bastante explorados pela Microsoft atualmente.
Como toda boa empresa de tecnologia, a Microsoft já passou por altos e baixos, no entanto, nunca saiu do topo da lista de empresas mais poderosas do mundo.
Feliz aniversário, Microsoft!
Nenhum comentário:
Postar um comentário