Desde quando anunciamos a linha de Servidores Intel® Xeon® Raptor Lake MX34-BS0 alguns usuários nos questionam a razão de não oferecermos o modelo de entrada, o Xeon® 6325P, que algumas multinacionais oferecem no Brasil.
Em uma análise superficial, o que chama a atenção do usuário é a discreta diferença de custo (inferior a 10% em relação ao nosso modelo) e a aparente vantagem de clock (onde o 6325P tem frequência base de 3.5GHz e o 6353P tem 2.7GHz).
Todavia, em uma análise técnica um pouco mais densa entre os modelos, evidenciamos que a principal diferença entre os modelos trata que o Xeon® 6325P, sendo um processador econômico, entrega apenas 4-Cores e 8-Threads, enquanto nosso modelo de referência, o Xeon® 6353P já entrega 8-Cores e 16-Threads.
Mesmo com o clock de base sendo superior (para compensar a performance por núcleo), o modelo econômico atinge uma frequência mais baixa em Turbo, chegando a 5.2GHz contra 5.4GHz do modelo indicado pela Sinco.
Em momentos de estresse do equipamento esse alívio de turbo pode representar a diferença entre alguns segundos de espera.
Usando como referência o PassMark CPU (software de benchmark amplamente adotado pela indústria), o processador Xeon® 6325P atinge apenas 16.346 pontos, enquanto o Xeon® 6353P já entrega 27.077 pontos no mesmo índice.
Ou seja, nessa comparação o processador econômico se mostra 40% abaixo do modelo indicado.
Ou, olhando por outro lado, nosso modelo indicado é 65% acima do modelo de entrada oferecido pelos concorrentes.
Em uma ponderação financeira, tomando valores já no Brasil, quando avaliada a diferença de preços entre servidores com as mesmas capacidades de memória, armazenamento e chassis, percebemos que a discreta diferença de custo impacta por volta de 5% a 12% no valor total, ou seja, por uma robusta diferença de 65% de desempenho, economizar de 5% a 12% pela escolha do modelo básico demonstra quão desvantajosa seria a escolha pelo 6325P.
Vale lembrar que, quanto mais completa for a configuração do servidor, menor será a diferença percentual na comparação de custos, enquanto, em contrapartida, maior será a demanda por um processador com mais núcleos operacionais.
O fato de alguns fabricantes oferecerem, enfaticamente, o modelo 6325P consiste apenas em uma estratégia comercial para capturar o comprador através de um preço mais baixo e, quando o usuário percebe o baixo desempenho do servidor, essas empresas podem inflar ainda mais seus lucros através da sugestão de upgrades.
A estratégia de produto adotada pela Sinco visa oferecer as melhores opções na análise Custo x Benefício, cativando o usuário pela escolha mais vantajosa, não pela de menor custo.
A longo prazo...
Mesmo confrontados com a desvantajosa relação Custo x Benefício dos modelos 6325P, alguns prospects ainda argumentam que não há necessidade pelo incremento de desempenho e a inexpressiva economia de 5%~10% seria interessante.
Nessa situação cabe-nos alertar que é importante mensurar o ciclo de vida de um servidor.
Diferente de notebooks, smartphones ou mesmo desktops, onde a renovação costuma ocorrer entre 18 e 36 meses, os servidores são bem mais longevos nas empresas e, cotidianamente percebem ciclos de renovação entre 5 e 8 anos.
O desempenho que no início até era satisfatório, com o passar dos meses e anos começa a trazer incômodos.
Seja pelo aumento das cargas de trabalho, pelas atualizações das aplicações, pelos serviços que vão sendo adicionados etc.
Ponderar a diluição desse custo ao longo do tempo de uso e estar consciente dos aumentos de processamento durante a vida útil pode iluminar bastante a decisão final de modelo.
Relembrando outros casos...
Por que a Sinco não comercializa o Xeon® 6325P?
Por que a Sinco não comercializa o Xeon® E3-1220V5?
Por que a Sinco não comercializa o Xeon® E3-1226V3?
Por que a Sinco não comercializa o Xeon® E3-1220V3?
Por que a Sinco não integra Servidores com Xeon® E3-1220v2?
Por que a Sinco não integra Servidores Xeon® 3430?
Por que a Sinco não integra servidores Xeon® 5504 e E5506?
Por que a Sinco não comercializa o Xeon® E3-1220?

Por que a Sinco não comercializa o Xeon® E3-1220V5?
Por que a Sinco não comercializa o Xeon® E3-1226V3?
Por que a Sinco não comercializa o Xeon® E3-1220V3?
Por que a Sinco não integra Servidores com Xeon® E3-1220v2?
Por que a Sinco não integra Servidores Xeon® 3430?
Por que a Sinco não integra servidores Xeon® 5504 e E5506?
Por que a Sinco não comercializa o Xeon® E3-1220?




Nenhum comentário:
Postar um comentário