Crianças de aldeia etíope "aprendem sozinhas" com tablets distribuídos pela OLPC

OLPC na Etiópia

Nicholas Negroponte, além de fundador e presidente emérito do Media Lab do MIT, é presidente da One Laptop Per Child Foundation, uma fundação que já distribuiu 3 milhões de computadores portáteis, através de 40 países.

Em geral o projeto de inclusão digital envolve a distribuição de laptops sob a tutela de professores. Entretanto, nas aldeias etíopes de Wonchi e Wolonchete, não só não haviam professores, como toda a população era analfabeta.

Os responsáveis da OLPC apenas instruíram aos adultos como operar o carregador solar e deixaram duas caixas com tablets na aldeia, sem qualquer orientação adicional. Como não havia conexão à internet, os tablets embarcavam como conteúdo pré-instalado alguns programas educativos, livros, filmes e jogos.
Semanalmente os responsáveis visitavam as aldeias para trocarem os cartões de memória dos tablets, onde estavam registradas as atividades dos usuários (todas crianças entre 4 e 8 anos)!

Os resultados foram surpreendentes:
  • Apenas 4 minutos após a equipe deixar a aldeia  as crianças já haviam aberto as caixas e descoberto como ligar os tablets (lembrando que eles jamais tinham tido contato com um botão de liga/desliga antes);
  • Logo na segunda semana cada criança já usava, em média, 47 aplicativos por dia;
  • Duas semanas depois, as crianças já disputavam quem soletrava o alfabeto mais rápido;
Em 5 meses :
  • Os tablets NÃO permitiam personalização, entretanto, passados cinco meses, cada criança já tinha um tablet completamente diferente;
  • As crianças haviam conseguido habilitar a câmera em um tablet que alguém tinha deixado desabilitada por engano;
  • uma das crianças que brincava com programas de alfabetização que usam imagens de animais, abriu um programa de desenho e escreveu a palavra “Lion”;
OLPC na Etiópia

Os responsáveis da OLPC perceberam que aquilo que uma criança descobrisse sobre os tablets era compartilhado rapidamente com todas as crianças, formando uma rede solidária de aprendizado espontaneamente.

Fenomenal !

Fotos: Matt Keller
Fonte: EmTech Preview: Another Way to Think about Learning

Visite Sinco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário