Apenas 1 processador em plataformas Bi-processadas Xeon

Apenas 1 processador em plataformas Bi-processadas de Servidor

Apesar de bem menor que no passado, ainda é percebida uma parcela de usuários que questionam sobre adquirir uma plataforma bi-processada porém, visando economia de custos, embarcando apenas 1 processador Intel® Xeon®.

Essa decisão é fortemente desencorajada, uma vez que todos os custos que envolvem a preparação para equipamentos bi-processados estarão presentes (ServerBoard com 2 soquetes, memórias ECC ou ECC/REG, fonte com alimentação para 2 processadores, gabinetes de dimensões maiores etc) em contrapartida, a única economia será o custo do segundo processador.

Visitando modelos de Workstations e Servidores, e atentando aos custos avulsos de cada processador, é fácil perceber que o custo de 1 processador oscila entre 10% e 25% do valor total do equipamento e, por se tratar de abdicar do segundo processador, significa abrir mão de metade do poder de processamento!
2 Processadores

  Sumarizando: Uma economia de 10% a 25%, em detrimento de 50% de perda (ou "não ganho") de desempenho, não é uma escolha vantajosa.  

Possibilidade de um upgrade futuro:
Uma parcela ainda mais reduzida de usuários crê que a aquisição de um modelo bi-processado com apenas 1 processador assegurará um crescimento futuro (upgrade para o segundo processador).

Essa expectativa precisa ser controlada e esclarecida, pois não se trata apenas de adquirir um segundo processador!

Para uso em paralelo é mandatório que os 2 processadores tenham sido fabricados com o mesmo Stepping Code (também chamado de "SL number").
Em uma analogia simples, processadores com o mesmo Stepping Code são como "produtos do mesmo lote".

Como o Stepping Code sofre alterações sazonais (como revisões de fabricação), a tarefa de obter um segundo processador com o mesmo "SL Number" do primeiro acaba comprometendo os planos de upgrade do usuário.
Com o passar dos meses a dificuldade de encontrar compatíveis, além de árdua, torna-se mais onerosa (pois envolve um pedido específico ao fabricante, ou a manutenção de um estoque para "upgrades" sem a garantia de vendas futuras).

No exemplo abaixo é possível identificar que ambos os processadores Intel® Xeon® Silver 4210 têm o mesmo Stepping Code SRFBL (na terceira linha da gravação a laser).

Identificando S-Spec de processadores Xeon

Ou, mesmo sem precisar abrir a caixa dos processadores, é possível identificar o S-spec na etiqueta dos produtos In a Box.
Na imagem abaixo percebe-se que ambos os processadores Intel® Xeon® Gold 6240 têm o mesmo Stepping Code SRF8X (canto direito da etiqueta, indicado com marca-texto).

Identificando S-Spec de processadores Xeon

Metade dos Slots de Memória:
Outra informação importante é lembrar que os slots de memória das ServerBoards são atrelados aos processadores, ou seja, metade para CADA processador.

Em um sistema populado com apenas o primeiro processador, apenas os slots desse processador estarão ativos. Memórias instaladas nos slots do segundo processador sequer serão contadas.

Tomando como exemplo uma ServerBoard Intel® S2600STBR com 16 slots DDR4, o usuário terá, de fato, 8 slots para cada processador instalado.
Portanto, para reconhecer a totalidade de slots é necessário o uso de 2 processadores.


Apenas 1 processador em plataformas Bi-processadas de Servidor

Há fabricantes que indicam (e dão desconto) para a compra com apenas 1 processador
É sabido que algumas fornecedoras dão descontos que, de início, parecem ser interessantes, para que empresas adquiram servidores sem o segundo processador.
Essa é uma prática comercial onde, uma vez capturado o comprador, o fabricante poderá cobrar valores dilatados quando chegar o momento do upgrade, uma vez que o usuário dependerá da compatibilidade.
Condenamos essa prática e, por isso, alertamos os riscos durante o processo de negociação.

Quando a compra não traz risco?
Quando enxergamos o volume de compras de países desenvolvidos, é normal que empresas adquiram lotes de servidores.
Nesse cenário a compra de servidores bi processados com apenas 1 processador deixa de ser um risco pois, no momento de um upgrade, o gestor poderá "aproveitar" o processador de outro servidor do lote para a primeira máquina (deixando-a bi processada) e, para o servidor que "perdeu" o processador, poderá adquirir 2 processadores com o Stepping Number da época, até mesmo de modelos diferentes dos adquiridos à época!

Leitura sugerida:
Dica S2600STBR: É necessário o segundo processador para reconhecer toda a memória do sistema
Como popular slots de memória em placas S2600STB/STBR (Sawtooth)
Como popular slots de memória em placas S1200SP (Silver Pass)
Como popular slots de memória em placas S2600CW (Cottonwood Pass)
Como popular slots de memória em placas S2600CP (Canoe Pass)
Como popular slots de memória em placas S1200V3RP (Rainbow Pass)

Visite Sinco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário