Banda Larga Móvel chega a 180 milhões no país

Share LTE por operadora - Maio/2015

A tecnologia LTE (adotada na banda larga móvel 4G) vem mantendo um vigoroso crescimento no Brasil. Prova disso são os 11,8 milhões de acessos contabilizados em Maio/2015 (crescimento de 105% em 6 meses).

Com crescimento bem mais modesto (mas ainda crescendo por volta de 1,6% ao mês) vem a tecnologia WCDMA, representando as conexões móveis 3G, com 162 milhões de acessos (crescendo 1,6% ao mês).

Juntas, 3G e 4G cresceram 2,2% entre abril e maio, um aumento líquido de 3,9 milhões de acessos em um mês (2,54 milhões de novos acesso 3G WCDMA e 1,36 milhões em 4G LTE).

Ultrapassando 180 milhões de conexões de banda larga móvel em maio, 3G e 4G, juntos, representam 63,3% do total de conexões de banda larga no país.

SMP: Evolução por tecnologia

Na contra mão do crescimento
É perceptível o crescimento de planos SMP (serviço móvel pessoal), ou seja, 3G e 4G para smartphones mas, na contra mão, nota-se queda no volume de modems e tablets.

Outro segmento que registrou discreta queda foi o de M2M (conexão máquina-a-máquina), fortemente representado por terminais de PDV/POS (ponto de venda), com recuo de 0,6%.

Com M2M representando 8,9 milhões de acessos no país, a queda poderia ser a representação de que meios de pagamento como o PayPal vêm capturando fatia das "maquinhas de cartão de crédito"?
Ainda é cedo para analisar esse reflexo.

Visite Sinco.net

Projeto de modernização de orelhões para Wi-Fi apresenta atrasos na implantação

Orelhões - Telefones Públicos

Em agosto de 2013 a Anatel anunciou o projeto de modernizar 35% dos orelhões do país para a prestação de sinal Wi-Fi.
Segundo a estimativa inicial a conclusão dessa migração ocorreria entre 2015 e 2016.

Destaque em treinamentos Intel®

Créditos de Treinamento Intel

Um dos requisitos para se manter na categoria Platinum do programa de canais da Intel® é obter um mínimo de 100 créditos de treinamento ao ano.

Note que esse requisito é por empresa, ou seja, se 5 funcionários atingissem 20 pontos de treinamento já teriam um total de 100 créditos.

Entretanto, acreditamos que os treinamentos não são apenas um game de pontos, são aprendizado!

Por isso nossa equipe já atingiu, ainda no meio do ano, 1356 créditos de treinamento e, no caso específico desse funcionário, 483 créditos individuais!

Parabéns a toda a equipe!
Visite Sinco.net

Servidores e Workstations sem unidades óticas (CD ou DVD)

DVD
Equipamentos com unidades de DVD já caíram em desuso há bastante tempo, mas a percepção de muitos usuários é que a razão tenha sido apenas com foco na redução de custos.

Na verdade, sob aspectos técnicos, há outros motivos para a exclusão de unidades óticas internas, como:

Unidades óticas ocupam a primeira porta SATA, ou seja, a de melhor desempenho. A presença dessa unidade concorreria, por exemplo, com um SSD, um drive de elevado desempenho que demanda a parta de maior tráfego;

Administradores que possuam diversos equipamentos (servidores e/ou workstations) teriam arcado com o custo de unidades ociosas em diversas máquinas, enquanto o mais simples (e econômico) seria dispor de apenas uma unidade USB e usá-la em dezenas ou centenas de instalações;

Sistemas operacionais, aplicativos e atualizações já permitem instalação via rede (ou drive USB) há bastante tempo;

Mídias esquecidas na unidade são um risco de travamento dos equipamentos quando é dado um boot à distância;

Uma unidade de CD/DVD pode ser a porta de acesso para instalações de softwares indevidos nos equipamentos da empresa;

Por serem unidades com uso ocasional (em geral apenas para instalações) não são raras as vezes que uma unidade fica sem uso por meses ou anos e, quando há a real necessidade de uso, a unidade acumulou poeira na lente e está inutilizada;

No passado eram unidades destinadas a backup. Como as mídias são restringidas pela pequena capacidade (4.7GB), usuários evoluíram para outras mídias de backup.

Visite Sinco.net

SEFAZ-RJ não autorizará NF-e para destinatários em situação fiscal irregular

Denegação de NF-e por Irregularidade Fiscal do Destinatário

A partir de 02 de julho de 2015 a Secretaria de Fazenda do RJ passará a denegar Notas Fiscais eletrônicas que tentem autorização para contribuintes fluminenses em situação fiscal irregular.

A SEFAZ-RJ denegará (não autorizará) a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) quando o destinatário for contribuinte do ICMS do RJ e estiver em qualquer das seguintes situações cadastrais: Suspenso, Impedido, Baixado ou Cancelado e abrange tanto operações interestaduais quanto internas.

A medida busca fortalecer o mercado formal de circulação através da redução da concorrência desleal, ampliando o controle sobre as operações comerciais estaduais e interestaduais, e combatendo a sonegação de impostos.

A SEFAZ-RJ vem alertando aos contribuintes do RJ através de pop-up na página inicial de seu site (www.fazenda.rj.gov.br) e está amparada no decreto 45.267 de 01/06/2015.