Certamente o gestor de TI ou o administrador de Datacenter já devem ter visto uma postagem que alerta aos usuários domésticos para o uso eficiente do ar-condicionado.
Nela o engenheiro de um grande fabricante de climatizadores sugere que a temperatura ideal para economia de energia é de
23ºC, desmistificando um consenso de massa que apontava para os 17ºC.
Nesse artigo o engenheiro aponta uma possível
economia de até 50% no consumo de energia.
Muitos usuários nos questionaram sobre essa informação e, corroborando a informação da Midea/Carrier, há mais de uma década indicamos que
a temperatura AMBIENTE ideal para o uso de servidores é abaixo dos 25ºC (ou seja, os 23ºC coincidem com nosso aconselhamento) e, como alerta de temperatura, deve ser considerado o limite de 30ºC (ambiente) pois, a partir dessa temperatura, os equipamentos atingirão o limite de temperatura interna e passarão a operar com redução de clock e, até mesmo, poderão forçar o desligamento preventivo.